27.04.07 por Haendel Dantas


A V O N é uma empresa com alma feminina. Seus produtos, na grande maioria, são direcionados a esse público. É também na força feminina de vendas que a empresa aposta suas fichas desde o início, nos Estados Unidos, há mais de 100 anos.
O sistema de vendas diretas no qual a empresa está fundamentada começou por vias indiretas, quando o vendedor de livros David McConnell - fundador da A V O N - começou a oferecer um frasco de perfume como brinde para seus clientes. Criou uma fragrância nova para presentear com vidrinhos de perfume quem aceitasse ouvir sua apresentação, pois não era bem recebido nas casas, quando vendia livros de porta em porta, na cidade de Nova York. Acabou mudando de ramo, pois o sucesso do brinde foi maior do que de seus livros. Nasceu então a Califórnia Perfume, com ação de vendas em domicílio.
Para tocar o negócio, convidou a viúva Florence Albee para vender a Coleção de Perfumes Little Dot a pessoas amigas e vizinhos em 1886. Ela logo percebeu o potencial do negócio e resolveu recrutar outras mulheres para juntas, iniciarem um promissor mercado de trabalho. Nada mal para um público que na época não havia conquistado sequer o direito ao voto. Menos de uma década após sua fundação, em 1896, a Califórnia Perfumes apresentava seu primeiro catálogo para consulta, onde constava, além de perfumes, sabonetes, pó-de-arroz, cremes para a pele, xampu, creme de barbear, entre outros. Nesse mesmo período, foi contratado o maior perfumista da época, Adolph Goetting.
O nome A V O N foi adotado somente em 1939, inspirado na cidade natal do dramaturgo inglês William Shakespeare: Stratford on Avon. O nome foi uma espécie de homenagem ao dramaturgo, pois McConnell era amante da literatura. A empresa que já possuía uma filial no Canadá, desde 1914, iniciou sua grande expansão internacional nos anos 50, quando foi formada a Divisão Internacional.
-
Did You Know?
* Representada por 3,4 milhões de revendedoras em 140 países, a A V O N é líder mundial em venda direta de cosméticos e produtos de beleza. Desse número, 700 mil mulheres representam a força de vendas no Brasil.
* Desde sua fundação, há 115 anos, cerca de 40 milhões de mulheres já revenderam os produtos A V O N.
Assine nossa Newsletter e receba as novidades do Comunicadores de Plantão no conforto do seu email!
