Alguns trechos da descrição do projeto:
Artvertisng é um trabalho que se coloca na fronteira da arte comercial e da arte crítica, do comércio e da informação, dos negócios privados e do espaço público. Todos aqueles que se consideram artistas ou designer sérios acabam torcendo o nariz para o assim chamado mundo “comercial”. Arte, cultura, crítica, é o que importa. Nós acreditamos que agora,mais do que nunca, o mundo é regulado por relacionamentos comerciais e econômicos. Nos dias de hoje a cultuta define e, mais importante, é definida, pela dinâmica do mercado.
O projeto consistia na venda da fachada do Instituto para diversas empresas veicularem suas mensagens.
Para o Instituto Sandberg, a publicidade é parte da investigação da cultura visual. Além da utilização da fachada, o projeto estimulou as pessoas a participarem enviando suas impressões e oferecendo prêmios as melhores participações do público.
É, infelizmente aqui no Brasil, uma ação como essa seria tachada como “poluição visual” e não como arte. Lê-se São Paulo principalmente – devido a lei Cidade Limpa.
Vou te falar uma coisa Haendel, aqui em São Paulo a coisa foi rídicula, eles simplesmente eliminaram todo tipo de comunicação externa e não apenas outdoors, até mesmo o cartaz do seu manoel da padaria, dizendo “Hoje: Frango a Passarinho R$ 6,90″ não tem mais.
Venho acompanhando esse projeto e já li muitas pesquisas com os comerciantes e a maioria diminuiu a sua receita em 50% por conta das pessoas passarem na frente e não saberem o que é o estabelecimento.
Mas já outras pesquisas mostraram a aprovação de 67%, eu simplesmente não entendo pq foi tão radical, tudo deveria ter um equilíbrio na minha opinião.