15 jan’08 Postado por em Design

Ontem tive a comprovação de como um bom design de embalagem pode influenciar à compra. Eu e minha mãe fomos ao supermercado e na seção de limpeza, ela pediu que escolhesse o limpador multi-uso ‘mais barato’, e lá vai eu escolher…

Mas bastou ela dar uma geral nas prateleiras para se encantar com a embalagem de outro, que custava quase 50% do valor do mais barato. Ela disse que essa tal embalagem era mais fácil de se manusear com as mãos molhadas e que a abertura era mais precisa, com isso economizaria mais produto.

Minha mãe é uma das milhares (milhões) de pessoas que tem essa reação no ponto de venda. O índice brasileiro de decisão de compra no ponto de venda é o maior em escala mundial ( segundo a Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) ), chegando à casa dos 85%.

Este indicador mostra que o consumidor brasileiro não planeja suas compras, decidindo por este ou aquele produto no momento da compra, no local onde a efetua. Por trás deste percentual, altíssimo, revela-se a importância das empresas investirem em embalagens atraentes, que se diferenciem das demais nas prateleiras.

comunicadores mr clean design  E para exemplificar o post, destacaria um concurso organizado pelo site http://www.designboom.com/ onde os participantes teriam de reinventar a embalagem de produtos de limpeza. E um que me chamou a atenção foi a do Mr. Clean (marca bem popular de limpeza), desenvolvida pelos talianos Tommaso Ceschi e Francesca Del Vigo. Confira:

comunicadores mrclean1 design

Essa embalagem foi pensada com base na força e potência física, conceitos bem representados pelo famoso ‘homem forte’ da logo. Eles encontraram uma forma criativa de destacar a embalagem na prateleira, e que ela seja reaproveitada pela dona de casa.

comunicadores mrclean2 design  Uma boa execução de embalagem, pois ela não será apenas utilizada e descartada, mas poderá ser utilizada para uma ação que leve qualidade de vida para a dona de casa, a prática de exercícios físicos! ( Se bem que dar um trato na casa, já vale por uma academia)

comunicadores mrclean3 design  Será que seria sucesso se essa embalagem aqui no Brasil? Muitas mulheres achariam perfeito!

Para mais informações sobre o tema:
• Associação Brasileira de Embalagens (ABRE) – http://www.abre.org.br
• Centro de Tecnologia de Embalagem (CETEA) – http://www.cetea.ital.org.br
• Revista Embalagem e Marca – http://www.embalagemmarca.com.br
• Packing Design de Embalagem – http://www.packdesign.com.br

Fonte: The Dieline

Está visitando o Comunicadores pela primeira vez?! Então seja bem vindo. E se você gostou do conteúdo, participe e colabore com seus comentários aos posts e assine o nosso conteúdo por email ou pelo nosso feed RSS , pois ao atualizarmos, você será notificado no conforto do seu email ou leitor de feeds! Excelente leitura! Estamos também no Twitter no endereço http://www.twitter.com/comunicadores

3 Comentários

Comentários

  1. 03

    É bem legal, mas foge bastante do padrão, talvez seja essa a intensão, pois a cada dia as pessoas buscam coisas novas e diferentes como essa embalagem.

    Minha mãe irria gosta muito desta embalagem, kkk” .