Cerca de mil assinantes do jornal O Estado de São Paulo receberam a edição do dia 3 de Julho (domingo) com uma sobrecapa interessante e curiosa que possuía um anúncio com vídeo.
Sim, um vídeo em um jornal. ma pequena tela de LCD mostrando cinco vídeos da campanha do Fiat Bravo. Confira:
Desenvolvido pela Agência Fiat (Agência Click + Leo Burnett) e o departamento de Projetos Especiais do Estadão, o anúncio lembra outros dois, ambos feitos fora do Brasil:
- Pepsi e CBS inovam e veiculam vídeo em revista.
- Volkswagen coloca anúncio falante em jornal da Índia.
O que você achou?
Deixe seu comentário
Poxa, bem que o santa podia vir com os gols do final de semana assim, com lcd. Show de bola.
Renaut and Citroën already did it: http://publigeekaire.com/2010/04/citroen-ds3-video-in-print-integree-en-presse-les-echos/ + http://publigeekaire.com/2010/02/renault-experimente-la-video-integree-en-print-video/.
PQP!! Demaaaaais!! Mt phodaaa!!
Um nova perspectiva na integração impresso X Digital
Muito bem bolado
Uauu! Muito bom!
Sensacional isso!
Estadão/Fiat, parabéns, coisa de 1º MUNDO.
Legal mas até que ponto ainda vale a pena investir nas mídias impressas que andam tão "apagadas"? É uma maneira legal de reavivar o uso delas, mas não é das minhas preferidas… :/
E depois, joga a tela de LCD no lixo que vai parar no Oceano Pacífico? descurti.
Achei bem besta na verdade. É um grande esforço pra fazer algo fora do contexto da midia em questão. Extravagante e mostra um retrocesso na inovação tecnológica.
Me lembrou Shakespeare: Muito barulho por nada.
Qual a finalidade disso?
tem anuncio impresso que comunica muito mais que essa parafernália toda…
O cara olha o vídeo uma única vez e …. LIXO….jornal se torna obsoleto no dia seguinte….e mil capas eletrônicas com investimento altíssimo vão para o lixo sem valor nenhum.
O único objetivo que vejo é fazer barulho nas redes sociais, e tentar ganhar algum prêmio criativo. Parabéns Fiat, investindo em coisas sem sentido e gerando lixo desnecessário!
é o início de um novo conceito em mídia virtual integrada com o meio físico
Bravo ! Pode parecer até um trocadilho mas não é. A criatividade da Fiat juntamente com a visão inovadora e ousada do jornal O Estado de São Paulo só poderia arrancar de mim suspiros e uma tremenda adimiração! Dizem por ai que os dias da midia impressa no Brasil (pq não no mundo) estariam com os seus dias contatos. Foi assim com O Jornal do Brasil que hoje jaz em memória de muitos. A iniciativa da midia impressa em concorrer francamente com a midia televisionada ou até mesmo com a mais forte nos dias de hoje : a midia cibernetica é motivo de aplausos e adimiração. Costumo dizer que a midia impressa pode até acabar um dia (motivado por outros interesses capitalistas talvez) mas ela ainda tem lenha pra queimar e esse anuncio é apenas uma amostra do que a midia impressa pode fazer em termos de proezas ! Bravooooo !
É disso que eu estava falando!!!
pura verdade
É… não é o primeiro do mundo né… a idéia já é usada lá fora, com vídeo, com áudio, utilizando realidade aumentada… meio puxando saco essa notícia…
desperdício.
Realmente, bastante desnecessário. Não sei pra que isso.
Nem da pra limpar o … deixa pra lá…
Bem legal, mas da forma como foi utilizado para esta campanha, sem contexto algum. Gratuito.
Só assim mesmo para o Estadão inovar em alguma coisa.
Se alguma empresa privada quer jogar seu dinheiro fora, o problema é dela….. o problema nosso é saber que a porcaria do governo está gastando o nosso dinheiro, em um evento de 30 milhões para o sorteio da copa… o mesmo evento custou apenas 2 milhões a 4 anos na Africa… isso sim é lixo desnecessário.
Mas se o governo gastasse (e é gasto mesmo, não investimento) apenas 2 milhões, como eles iriam repartir uma boa quantia entre eles? pensa bem o natal tá chegando! rsrs… é rir pra não chorar.
Cara me lembrou aquele cartão da fada madrinha do Shrek Tenha um feliz para sempre! basta uma lagrima.
concordo com vc.
acredito muito numa boa idéia criativa, bem elaborada; mas tendo sentindo para o cliente/produto/consumidor.
Gostei na criatividade, e a junção de 2 mídias.
eu sugeria BeeTaggs. aqueles codigos reconhecidos pelo celuar, após instalar um software. só nao sei se pela impressão do jornal nao ser muito boa, isso funciona.
A minha pergunta é: quando o rapaz que entrega o jornal o arremessa, não corre-se o risco da tela de LCD quebrar ou ser danificada? – Alguma resposta?
genial!
Isso não foi só para as mil pessoas que receberam e sim a mídia que gerou em torno disso, se eles quisessem divulgar realmente por LCD em jornal não teria enviado só para mil pessoas, pensem um pouco. A conta é fácil, cada capa dessa chutando alto deve ter um custo de R$ 100,00 x 1.000 = 100.000,00 o tanto de gente atingida pela mídia gerada em cima disso e todo valor agregado para marca, cem mil ficou de graça, boa FIAT bela ação.
Muito criativo, aliás, eu como diagramador posso dizer que foi um dos mais criativos que ja vi até hoje! Parabéns a Fiat
Concordo com a visao de que é um pouco absurdo colocar uma tela LCD em um jornal.
Algo que não será reciclado e que como disseram aqui embaixo, é muito barulho para nada.
Mas vale analisar que o video é indiscutivelmente a midia mais poderosa, desde a invenção do cinema.
Depois que foi parar na internet então….
Vejo que essa foi a proposta the inserção deste video no Estadão.
Reanimar uma mídia que se encontra mórbida e estática.
SORRY. Fizemos primieiro aqui na DPZ. Com dois detalhes: 1) em 2010 e 2) você abria e ficava com o player que era um ipod nano. Seguem os links: http://www.dpz.com.br/main.htm ou http://ricardovelloso.com/#1114703/BMFBOVESPA