QR code, QR code, QR code… Pode-se dizer que essa é uma das mídias mais batidas dos últimos tempos. Mas isso em momento algum impede que coisas criativas apareçam e acabem proporcionando uma experiência relevante e diferenciada para quem participa. Esse é justamente o caso da ação da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que criou a campanha QR TKS.
Premiada com um Leão de bronze no Festival de Cannes desse ano, a ação idealizada pela Y&R tinha a missão de agradecer aos doadores de sangue através de adesivos com os códigos. Após a doação, cada pessoa recebia um pequeno informativo com a mensagem de que aquilo não era apenas um esparadrapo qualquer.
Feita a leitura dos QR codes com os smartphones, um vídeo era apresentado mostrando uma pessoa agradecendo pelo sangue doado e explicando o caso de quem você havia acabado de ajudar, mesmo sem saber diretamente.
O principal objetivo da ação era transformar doadores eventuais em regulares. Em apenas uma semana foram alcançadas mais de 800 doações, o que corresponde a um aumento de 23%. Os vídeos também podiam ser compartilhados no Facebook e no Twitter.
" mais batidas dos últimos tempos." que isso… QR code é o futuro ! Vá se acostumando… =]
Qr code foi provado não ser de fácil utilização, poucas pessoas sabem usar e mesmo tem paciência para ler, por isso mostra-se já como uma ferramenta que não deu certo, mas nesse caso foi muito bem usada
Que não deu certo?! Hã!? Apesar de ser uma tecnologia não muito nova (foi criada em 94 no Japão), atualmente, principalmente pelo fato do "boom" dos dispositivos móveis, no Japão é realidade a utilização de QR Code no dia-a-dia. Lá você faz compras de supermercado na estação de metrô utilizando QR Code para se ter uma noção. Já nos EUA, as coisas estão avançando de uma forma estrondosa também. Muito comum andar pela 5th Avenue em Nova York e se deparar com um anúncio gigantesco com um Código QR por exemplo. Esse exemplo da Santa Casa de Misericórdia só mostra a ascensão dos códigos em terras brasileiras também! Excelente iniciativa por sinal! É como eu disse, QR Code é o futuro, vamos nos acostumando! =]
A Tecnologia mais uma vez surpreendendo!!!! VIVA A TECNOLOGIA, ASSIM COMO TODA A CIÊNCIA!
O objetivo da ação é, sem dúvida, muito bem vindo. Mas, olhando apenas para a questão da comunicação (e do seu alcance), eu concordo com 90% do comentário que reproduzo abaixo:
"Olha, sem querer ser chato, mas o número de celulares com QR Code reader não chega a 7% nos eua. Imagina no Brasil?
E porque alguém faria uma campanha que deixa de fora mais de 93% do público?
E porque alguém faria uma idéia que é tão complicada que tem que dar um folheto pra explicar o que é QR Code, pra só então o cara conseguir interagir?
Pra ganhar prêmio, claro. Porque funcionar que é bom, acho difícil."
Este comentário foi postado pelo usuário "dfcabral". Só discordo quando ele diz que não funciona, pois funcionou para mais 800 doadores. Porém, não é preciso recorrer a dados para saber que aqui no Brasil, o QR code ainda é uma tecnologia com um alcance muito limitado – e sabe lá se um dia terá potencial para atingir as massas, o grande público, uma maior audiência, ou o que for. Seja pelo baixo uso do QR code ou pelo número de aparelhos que não suportam a leitura dos códigos, a ideia é boa, mas, infelizmente, não deve pegar. Tomara que eu e meu amigo de cima estejamos errados. E que venham novas iniciativas!
Ótimo.
Merecido Leãozinho de bronze.
Vamos continua divulgando
Uma linda iniciativa !