Artigos
Social Media
Por em 4 de dezembro de 2012

Social Media Report 2012 com três perguntas e respostas

A Nielsen liberou um relatório sobre o uso das mídias sociais em 2012 (Social Media Report 2012). Ele é bastante focado no mercado norte-americano, apesar de falar um pouco sobre a América Latina (não existe nada que seja específico do Brasil). Mesmo assim, é um apanhado de informações interessantes, já que a web americana costuma influenciar o mundo inteiro, através de soluções ou tendências criadas para o seu mercado e que acabam se espalhando pelo mundo inteiro.

E também serve para comparar com alguns comportamentos do usuário brasileiro, o que sempre é interessante e pode gerar debates bem interessantes. 

Mas sem mais demora, vamos aos dados: 


As Redes Sociais mais usadas 

Quais as redes sociais mais visitadas

Aqui começa a primeira diferença: enquanto lá a audiência do Facebook diminui, no Brasil ela só cresce. Ao mesmo tempo, a queda que vêmos aqui no uso do Twitter, não acontece lá, onde a rede social foi mais utilizada em 2012. 

A maior alta é vista no Pinterest, que aumentou em mais de 1000% o número de visitantes únicos, enquanto a maior surpresa (pra mim, ao menos), é o MySpace, que ainda não chegou em 0 visitantes únicos. 

Pergunta: E como vai o Orkut

Resposta: As informações mais recentes que encontrei, foram de um post feito em Junho de 2012, no blog da ComScore, e mostram que a rede social que já foi a mais popular do Brasil, passou de 34 milhões de visitantes únicos no final de 2011, para 25 milhões em abril. E o pior: os dados englobam toda a América Latina, portanto, a queda no Brasil deve ser maior ainda. 


O PC não morreu (ainda). 

 Quais as redes sociais mais visitadas

Muito se fala em como “os tablets mataram o PC”, mas isso não parece verdade (no momento, ao menos). O tempo gasto para navegar na web com o computador é muito maior que o gasto através de dispositivos móveis (combinando celulares e tablets, seja através de apps ou via browser).

Pergunta: Apps continuam sendo mais usados que navegadores nos dispositivos móveis?

Resposta: Sim, e parece que continuará assim. Se o crescimento do uso de apps para navegar nas redes sociais continuar o mesmo, em 2 anos a média do tempo gasto em tablets e smartphones será maior do que o gasto em PCs.


As redes sociais influenciam decisões de compras?

Quais as redes sociais mais visitadas

Sim. A esmagadora maioria (70%) escuta a experiência de outros com marcas e produtos. E na minha opinião: guarda essas impressões para decisões futuras. E como todo mundo sabe, a galera reclama muito no Twitter (e nas outras redes sociais também), o que torna cada vez mais importante a presença, nas redes sociais, dos serviços de atendimento ao consumidor.

Pergunta: E sabendo que o consumidor pesquisa sobre marcas e produtos antes de comprar, como entender melhor esse comportamento e usá-lo em benefício da sua marca/produto?

Resposta: Leia tudo que puder sobre ZMOT, o resultado de uma pesquisa desenvolvida pelo Google, e que mostra como o consumidor usa a internet para sua tomada de decisão.


A piadinha dessa pesquisa é:

Um dado anti-higiênico. Saiba que 32% dos jovens entre 18 e 24 anos, acessam as redes sociais enquanto usam o banheiro. Então, cuidado na escolha da sua companhia para o almoço: quem costuma deixar o celular em cima da mesa pode não ser uma boa opção. =P

Para ver o relatório completo: Social Media Report 2012.

Lucas Pereira

Olá mundo! Meu nome é Lucas, de sobrenome Pereira. Gaúcho nascido na primeira metade da década de 80, minha diversão - e trabalho - é contar histórias... Quando terminar a faculdade de publicidade, partirei para a de física. =) Me adicione no Google Plus!

Comentários