Ontem, um post do Instagram no Facebook chamou atenção de internautas do mundo todo. A plataforma veio a público apresentar seu novo conjunto de ferramentas de edição de fotos ou “creative tools” como eles chamam.

As creative tools nada mais são do que ferramentas de ajuste da imagem que irão possibilitar que o usuário redefina o brilho, o contraste, a saturação e o calor das fotos.

Confira o post de anúncio e assista o vídeo:

A novidade disponibiliza um ícone em forma de chave inglesa, que permite a abertura das novas ferramentas de edição de imagens pra você explorar.

Isso quer dizer que mesmo que você escolha inserir o filtro Sutro (um dos mais escuros), você poderá ajustar a luz para que a imagem não fique escura demais. Confira a lista completa:

*   Ajustar: recorta e endireita a foto ao mesmo tempo;

*   Brilho: clareia ou escurece a foto;

*   Contraste: clareia as partes claras e escurece as escuras;

*   Aquecimento: muda as cores da foto para tons mais alaranjados (quentes) ou azulados (frios);

*   Saturação: aumenta ou diminui a intensidade das cores da imagem (ex: o vermelho fica ainda mais vermelho)

*   Destaques: ajusta a claridade focando nas áreas mais claras da imagem;

*   Sombras: ajusta a claridade focando nas áreas mais escuras da imagem;

*   Vinheta: escurece a borda da foto e direciona a atenção para o centro da imagem;

*   Nitidez: confere mais nitidez à imagem;

*   Intensidade do Filtro: ao tocar no filtro é possível ajustar sua intensidade.

instagram-creative-tools-2

Um estudo da ComScore apontou que as principais marcas brasileiras com presença digital no Instagram observaram um crescimento de quase 900% no número total de interações, no último ano.

Isso quer dizer que as pessoas já estão se habituando a se relacionar com as marcas neste canal. E havendo mais possibilidades de edição de imagem na plataforma, todo mundo sai ganhando, não é mesmo?

A partir de agora a versão 6.0 do Instagram já está disponível para iOS (App Store) e também para versão Android (Google Play).

Para quem não sabe, o sistema Android já atinge 71.7% de penetração nos smartphones brasileiros. Sendo seguido por 14.5% de sistemas iOS e o Windows Phone segue na lanterninha com 5%.

Para saber mais sobre essas novas ferramentas, confira help.instagram.com.