É uma certeza absoluta: as crianças aprendem enquanto brincam.

A Lego tem sido uma das marcas que mais se destaca ao dar às crianças ferramentas para brincarem, usarem sua imaginação e aprenderem. Isto porque um bloco de montar pode ser o que você imaginar, ou até o que você nem imaginava sequer.

Pensado pela agência Lew`Lara\TBWA para a Fundação Dorina Nowill para deficientes visuais, a ação “Braille Bricks” é um projeto inovador que transforma blocos de montar em uma ferramenta capaz de auxiliar na alfabetização de crianças com deficiência visual.

Em parceria com a aquipe de design da empresa Lego, foram criadas peças de montar com adaptações para representarem as letras em Braille.

A quantidade e a disposição dos pontos de encaixe em cada bloco foi alterada de forma a representar os caracteres do alfabeto tátil.

O design das peças está disponível via licença Creative Commons para uso, mas a produção dos brinquedos foi limitada a 300 unidades.

Confira toda a ação e reação das crianças no vídeo com o case.

braille_bricks_comunicadores_1braille_bricks_comunicadores_3braille_bricks_comunicadores_6
braille_bricks_comunicadores_4braille_bricks_comunicadores_5“Comunicadores” escrito em Braille Bricks:

braille_bricks_comunicadores

Podem saber mais em braillebricks.com.br ou no Facebook (link) e Twitter (link) do projeto. Pode ainda ajudar espalhando a ideia com a hashtag #BrailleBricksForAll, para trazer este brinquedo para tantas lojas em todo o mundo possível.

Criar um brinquedo para a alfabetização e inclusão de crianças cegas é simplesmente perfeito. Para mim, das ações do ano. Inovação, criatividade e marcas a funcionar em pleno. Gosto.