A Panamericana Sul é a estrada mais movimentado durante todo o verão na cidade de Lima, no Peru. Ela o leva até às melhores praias… Nesta estrada passam milhares de veículos e é por isso um espaço de publicidade altamente valorizado para as marcas no país. Para se ter uma ideia, em poucos quilômetros de estrada existem mais de 400 cartazes publicitários.

Para ultrapassar esta saturação de publicidade e tornar a viagem um pouco mais divertida, a cadeia de materiais de construção Sodimac criou uma experiência de realidade virtual impressionante, transformando a estrada em um parque de diversões e num catálogo onde seus produtos ganham vida.

Durante a campanha, criada pela McCann Peru, foram distribuídos pelos carros que circulavam nessa estrada mais 40.000 cardboards da Google.

Os passageiros (obviamente os motoristas não) puderam desfrutar de uma paisagem completamente diferente ao descobrir, de uma forma divertida e diferente, os produtos que as lojas Sodimac vendem em suas lojas.

Confira a ação completa:

Esta é uma experiência de realidade virtual em que foi recriada, de uma forma bem original, toda uma seção da estrada em um vídeo 360. Pode conferir todo o percurso no vídeo em baixo:

“O desafio foi criar uma campanha publicitária que pudesse ser tanto inovadora quanto capaz de se destacar num espaço tão disputado, oferecendo aos consumidores uma experiência inesquecível enquanto promove nossos produtos”, diz Ángela Álvarez, gerente de marketing e estratégia para da cadeia de lojas Sodimac.

Uma oportunidade interessante de usar a tecnologia para ultrapassar um problema de comunicação em um ambiente já saturado. “Buscamos uma estratégia inovadora que se aproveitou de um cenário de mídia extremamente comoditizado, transformando-o numa experiência interativa e imersiva”, diz Mauricio Fernández-Maldonado, vice-presidente criativo da McCann Lima.

Sem dúvida uma campanha que explora de maneira inédita uma alternativa de mídia e marketing de guerrilha. Estou já imaginando todos os cenários possiveis onde usar.