A Mastercard mostrou esta semana um cartão que traz um leitor de impressões digitais embutido para a autenticação no momento da compra – não vai mais precisar decorar senhas para seus cartões de crédito e débito. Este novo cartão, que passa por testes na África do Sul, deixa cadeia de pagamentos mais segura contra fraudes ao usar biometria para autenticação.

“Os consumidores estão cada vez mais experimentando a conveniência e a segurança da biometria”, disse Ajay Bhalla, presidente da Mastercard em comunicado. “Quer desbloquear um smartphone ou fazer compras on-line, a impressão digital está ajudando a oferecer conveniência adicional e segurança. Não é algo que possa ser tomado ou replicado e ajudará nossos portadores de cartão continuar com suas vidas que sabem que seus pagamentos estão protegidos.”

Como funciona?

Pode pedir seu cartão simplesmente registrando-se na sua instituição financeira. Após o registro, sua impressão digital é convertida em um modelo digital criptografado que é armazenado no cartão. O cartão está pronto para ser usado em qualquer terminal.

Ao comprar e pagar na loja, o cartão biométrico funciona como qualquer outro cartão de chip. O portador do cartão simplesmente passa o cartão no terminal de um revendedor enquanto coloca o dedo no sensor incorporado. A impressão digital é verificada em relação ao modelo e – se a correspondência biométrica se verificar – o titular do cartão é autenticado com êxito e a transação é aprovada com o cartão nunca deixando a mão do consumidor

Confira o comercial da marca apresentando a inovação:

Beneficios?

A autenticação biométrica de uma operação de pagamento – neste caso através de uma impressão digital – confirma de forma muito singular que a pessoa que utiliza o cartão é o verdadeiro titular do cartão.

Os comerciantes podem facilmente maximizar a experiência de compra entregue aos seus clientes, já que o cartão funciona com a infra-estrutura de terminal de cartão existente e não requer nenhuma atualização de hardware ou software.

Para os emissores, a tecnologia ajuda a detectar e prevenir a fraude, a aumentar as taxas de aprovação, a reduzir os custos operacionais e a fidelizar os clientes. Além disso, uma versão futura do cartão contará com tecnologia sem contato, adicionando à simplicidade e conveniência no check-out.

A capacidade biométrica significará maior comodidade e maior segurança para os clientes. A tecnologia cria uma plataforma na qual é possivel expandir uma estratégia de personalizar a experiência de compra de maneira significativa.

Gosto! E você, o que achou?

Deixe seu comentário