Apresentadores experientes também acabam cometendo alguns erros comuns que podem afundar a sua apresentação. Muitos deste erros estão conectados ao planejamento do material e em como a apresentação deveria ser focada no público-alvo Vamos a eles:
01. Não estudar o público-alvo
Nossa experiência mostra que quanto mais customizada for a sua apresentação, quanto mais focada no público-alvo, mais resultados você vai ter. Por isso, sempre que mudar o público-alvo, procure mudar ou adaptar a sua apresentação.
02. Apresentar sem um objetivo definido
Não são raras as apresentações que deixam o público mais perdido do que quando ele entrou na sala. Aquelas apresentações que despejam uma infinidade de informações, mas não chegam a lugar nenhum. Antes de começar a pensar nos seus slides, defina onde você quer chegar com eles. E sempre recorra a esse objetivo quando tiver dúvidas de qual caminho seguir. Seja eficiente em cumprir o seu objetivo. A sua plateia agradece.
03. Não entregar o esperado
Toda vez que uma plateia assiste uma apresentação, ela quer compreender alguma coisa: uma informação, uma resposta para algum problema, conhecimento, um caminho. Não importa o que eles foram buscar, você deve levantar essa questão e entregar isso a eles na sua apresentação. Se o que eles foram entender e buscar não for entregue, com certeza sua audiência sairá decepcionada da sua apresentação.
04. Linguagens dissonantes
O que você quer transmitir e como quer transmitir? Um parâmetro que usamos muito nos roteiros aqui na agência é descobrir o tom de voz da apresentação: mais formal, didático, divertido, despojado, mais agressivo, etc. Para isso, é preciso adequar o conteúdo da apresentação, sua direção de arte e o não verbal do apresentador.
05. Não saber o que você quer com a sua apresentação
Sua plateia busca alguma coisa de você. Mas você também quer algo deles. Isso está claro na sua apresentação? Não deixar claro o que o apresentador busca é um dos grandes motivos porque algumas apresentações simplesmente não funcionam. A plateia não sabe como reagir. Por isso, conduza eles ao seu objetivo e deixe claro o que você precisa que eles façam.
06. Se apegar a Informações dispensáveis
Missão, Visão, Valores e história do fundador. Esse tipo de informação pode estar nos murais da empresa, no site, mas muitas vezes não dizem nada em uma apresentação. Entenda que tipo de situação você vai apresentar e avalie quais informações são realmente importantes para aquele público-alvo a quem você vai apresentar. . Saia do automático, e seja sincero com a avaliação do seu conteúdo. Deixe somente o que vai te levar ao seu objetivo com eficiência.
07. Deixar slides que não serão usados.
Quando o apresentador inicia sua apresentação, passando rapidamente os slides e dizendo, sem jeito, que eles não são importantes, ele acabou de confessar que pegou uma apresentação básica e está lá “quebrando o galho” – o que é péssimo para qualquer plateia.
Esse tipo de erro impede que a audiência se envolva com o seu conteúdo, porque, toda vez que ela começa a se interessar, você tira eles do conteúdo, passando slides, rapidamente, e dando desculpas porque eles não deveriam estar ali. Se eles não deveriam estar ali, tire-os da apresentação.
08. Forçar a barra
Se você programou interação com a plateia, cuidado: isso pode não funcionar. Portanto, não deixe a responsabilidade para eles. As interações devem ser conduzidas pelo apresentador e sem forçar a barra. Se a plateia não quer participar, não force. Lembre-se que o conteúdo deve ser adequado para cada situação, e interações também.
09. Esquecer da resistência
Toda plateia que vai assistir a uma apresentação tem seus filtros. E eles podem representar uma resistência prévia ao seu conteúdo. Isso é comum acontecer, ainda mais em apresentações de impacto que propõe rupturas e novos modelos. Muitas vezes o público não está preparado e cria barreiras. Antes de montar o seu material pense na resistência que pode haver e já se prepare a enfrenta-la.
10. Não concluir
Não termine com um simples obrigado. Isso não conclui o seu material. Apenas estampar números, gráficos e informações na parede não quer dizer nada para uma tomada de decisão por parte do seu público. Então, apresente sim as informações, mas conclua. Deixe claro porque você está mostrando aqueles números e o que eles significam para o objetivo que você traçou na sua apresentação.
————-
Conteúdo criado em parceria com MonkeyBusiness – www.monkeybusiness.com.br
Apresentações criativas que dão resultados. Essa é a proposta da MonkeyBusiness, agência que une planejamento, estratégia e imersão no cliente, com roteiro e design para criar apresentações inteligentes que garantem resultado.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!