Como todos sabem, dia 11 de Setembro completará 10 anos do infeliz atentado aos Estados Unidos e que abalou todo o mundo. Com isso resolvemos fazer uma seleção de algumas peças/campanhas inspiradas nesse acontecimento.

Em 2009, a DDB Brasil criou uma peça intrigante e impactante para a WWF Brasil que liga esse fato com os problemas ambientais, afirmando que:  ” O Tsunami matou 100 vezes mais pessoas do que o 11 de Setembro de 2001. O planeta é extremamente poderoso. Respeite-o. Preserve-o.”

A peça causou muita polêmica ao mostrar dezenas de aviões indo em direção a Manhattan. Confira o vídeo da campanha:

wwf-11-setembro

A agência francesa CLM BBDO criou essa campanha para a Fondation Nicolas Hulot, que também luta contra a destruição dos recursos naturais.

A imagem de duas árvores queimando faz alusão às torres gêmeas. E a assinatura: “For nature, everyday is 9/11? (Para a natureza, todo dia é 11 de setembro). completa a peça.

11 setembro publicidade (1)

As Torres Gêmeas (que de fato se tornou o símbolo dessa tragédia) também teve inspiração nessa peça criada pela DDB da Nova Zelândia para uma campanha anti-tabagismo da ASH.

11 setembro publicidade (7)

De todas as peças que encontramos, essa para uma companhia farmacêutica indiana foi a mais bizarra e sem noção, que alerta sobre um problema nos ossos: “Todos acham que suas articulações são seguras e fortes. Até o dia em que a osteoartrite faz com que elas desmoronem”

11 setembro publicidade (6)

E esse é um anúncio antigo de 1979 da companhia de aviação Pakistan Airlines que intrigou muitas pessoas depois do atentado. Premonição?

11 setembro publicidade (3)

A MTV também prestou sua homenagem:

11 setembro publicidade (4)

E essa foi a peça da Absolut:

11 setembro publicidade (2)

Gostou da seleção? Tem alguma campanha, peça ou homenagem com esse tema que você sugeriria para acrescentar nessa lista? É só indicar nos comentários.

 

Deixe seu comentário