Pois é. Parece que as marcas estão se atualizando e entendendo um pouco mais dos benefícios do universo on-line. Um caso que já esta bem saturado e que, na certa, você já ouviu falar, é o da página ‘webhit’ da Gina Indelicada, né? Porém, a novidade é por conta da rede de restaurantes Spoleto. Ao invés de acionar o departamento jurídico depois de ser – escancaradamente – trollada por um canal de humor, a marca resolveu entrar no clima e fazer negócios!

O que aconteceu? No dia 13 de Agosto, o blog Kibe Loco estreou no YouTube uma série de humor chamada “Porta dos Fundos” e lançou um vídeo chamado “Fast Food“, que faz uma divertida crítica ao atendimento/serviço prestados pela cadeia de restaurantes Spoleto. Dê o primeiro play:

A reação do Spoleto foi tão interessante que, além de solicitarem a mudança do nome do vídeo acima de “Fast Food” para “Spoleto”, negociaram com o canal uma continuação que assume um posicionamento muito, mas muito difícil de se ver atualmente. Uma marca que consegue, de fato, assumir uma falha e, em um tom totalmente descontraído e cativante, adapta a brincadeira a um engraçado pedido de desculpas merece, no mínimo, um pouco mais de consideração quando você estiver na praça de alimentação de algum shopping lotado, né?

A continuação da ‘trollada’ – já assinada pela marca – mantém a mesma linha de humor:

Para os amantes de ‘uma boa conspiração‘, a possibilidade de tudo isso – desde o início – ter sido pensado e produzido como parte de uma campanha on-line do próprio restaurante não deve ser descartada, afinal, teve gente que acreditou ‘que eu perdi meu amor na balada‘, né?

Admito que, além de ser fã do humor de Fábio Porchat, as sacadas que ele tem propagado pela internet têm tido um nível absurdo de aceitação por parte do público. Um ótimo – e último – exemplo que, tenho certeza de que você não vai se arrepender de conferir, é a evidente crítica a uma evidente operadora de telefonia que você, felizmente ou infelizmente (para a marca),  já vai identificar antes mesmo de dar o play:

Parece que, hoje em dia, trollar uma marca com uma boa sacada também pode ser sinônimo de se ‘criar uma ótima oportunidade’! Oportunidade de chamar atenção e, consequentemente, obter algum tipo de resposta. Claro, de uma forma inteligente que se sustente com algum tipo de (bom) argumento, certo? O interessante é enxergar a internet como uma espécie de ‘reclameaqui.sempre‘, onde, dependendo do nível de criatividade e argumentação destes “protestos”, a possibilidade de engajar um determinado público pode potencializar a reflexão sobre o problema e, daí, encontrar a tão almejada solução. Em minha humilde opinião, um ótimo exemplo do uso inteligente da internet e suas mil e uma utilidades!

 

Judite!?

Deixe seu comentário