Muito se fala que o maior desafio das marcas nas redes sociais é entrar no diálogo dos consumidores. Mas será que estamos mesmo tentando entrar em um diálogo? Abra o seu mural e olhe por alguns instantes. Você vê algum diálogo de fato acontecendo?  Ou um autismo coletivo, onde cada um cospe o que sente no momento, a chuva de likes acontece sem mesmo ter lido ou refletido sobre o que estavam curtindo somado a superexposição característica do século?

 Apesar da suposta proximidade entre marcas e usuários proposta pela social media, me parece que não saímos do modelo de interrupção para garantir audiência. Grandes marcas ainda apelam para o gatinho bonitinho dando bom dia para conseguir chamar atenção. Outras dão show em criatividade e ousadia, como fez a dupla Kit Kat & Oreo nesta semana:

  oreo_twitter_1

kit-kat

oreo

O sonhado diálogo entre marcas e usuários pode acontecer, mas, a meu ver, ele precisa começar entre os usuários primeiros. E pelo que ando vendo, a grande maioria usa mais o mural para suas lamentações / exibições do que para ouvir e ser ouvido.

Enquanto isso, ficamos com os likes de mão única e nem tão sinceros assim.

Imagem: Social Media via Shutterstock

Deixe seu comentário