Para os profissionais de Comunicação, especialmente os jornalistas, que elaboram diferentes versões de um mesmo texto e estão atrás de informações constantemente, a organização dos arquivos possibilitada pelo Evernote é uma mão na roda.

A plataforma possui um eficiente editor de texto. “É nele que começo a escrever meus posts, vou colocando links, imagens e ajustando o conteúdo antes de publicar”, relatou a jornalista Ana Paula Passarelli, do blog Plano Feminino. “É fácil separar os rascunhos por cadernos e, dentro deles, organizar o conteúdo que será oferecido em uma reportagem de jornal, revista ou blog”, complementou.

O que mais me atraiu no Evernote foi a capacidade de centralizar minhas anotações, sem aquela busca desesperada por um arquivo que salvei em algum lugar. Como dá para organizar os notebooks como pastas ou usando tags, é possível encontrar anotações buscando uma ou duas palavras localizadas em determinado rascunho”, disse a jornalista Angélica Mari, cujos textos recheiam publicações internacionais importantes como The Guardian, The Huffington Post e Computer Weekly.

As anotações no Evernote podem ser acessadas em todos os dispositivos, o que significa que o usuário tem um backup poderoso, sendo possível consultar as informações mesmo estando longe do computador ou em caso de perda do notebook ou celular. Como as principais ferramentas de trabalho dos jornalistas são justamente o notebook e o celular, a possibilidade de ter o conteúdo em diversos lugares pode evitar enormes dores de cabeça caso algum problema ocorra.

Seu conteúdo disponível em qualquer lugar

dispositivos

Uma das grandes vantagens do Evernote para os profissionais da área é a capacidade de reunir informações em um lugar só. Estudar determinado assunto fica muito fácil com a plataforma. Todo o conteúdo digital pode ser colecionado e encontrado facilmente. Sem falar na diminuição do uso do papel.

O Evernote permite salvar e compartilhar páginas da web. A extensão Web Clipper disponível para os principais navegadores permite que a informação visualizada em qualquer página da internet seja armazenada. Fazer pesquisas para a elaboração de uma pauta, através da cópia de conteúdo selecionado da internet e a reunião de anotações para a elaboração de uma matéria pode ficar muito mais fácil!

Como o Web Clipper pode ser útil para a produção jornalística?

Veja como a extensão para navegadores funciona:

  1. Baixe o Web Clipper e, em seguida, escolha um artigo, uma matéria ou um texto selecionado que você deseja salvar no Evernote.
  2. Clique no elefante do Evernote na barra de ferramentas para ver o menu com as opções para a sua captura.
  3. Escolha o formato, de página inteira até captura de tela. Organize e escolha o caderno onde deseja salvar o artigo capturado.
evernote

Existem várias formas de capturar a tela =D

Reunir suas pesquisas num só lugar permite que você trabalhe de forma eficiente, conferindo uma visão geral do projeto, uma vez que ele está todo agrupado.

Isso é especialmente útil quando os membros da equipe também estão trabalhando no projeto, pois todos poderão capturar para o mesmo caderno e criar o resultado final.

Veja algumas dicas para facilitar ainda mais a sua vida:

Capture bem – selecione “artigo simplificado” se você quiser capturar uma versão mais limpa de uma página da web com texto e imagens somente ou “página inteira” se você deseja salvá-la em sua totalidade.

Faça uma captura de tela da página – escolha “captura de tela” se você quiser salvar uma parte específica da página. Depois de capturada, passe o cursor sobre linhas específicas do texto para destacá-las.

Compartilhe – crie um espaço de trabalho compartilhado. Convide sua equipe para o caderno do projeto para que todos possam capturar ideias inspiradoras para um mesmo local, bem como acompanhar em que pé o projeto está.

Na medida em que se usa o Evernote como um depósito de informações, o usuário percebe rapidamente o potencial.

Os jornalistas das redações realmente integrados

Um ótimo recurso do Evernote que tem o objetivo de promover a colaboração e comunicação entre a equipe de trabalho é o Work Chat.

Ele permite que você aborde os projetos, como as pautas em andamento, com as pessoas envolvidas. Por meio do Work Chat, é possível compartilhar notas e cadernos, trocar ideias e obter feedback dos colegas em instantes. Você pode compartilhar o conteúdo com as pessoas que desejar. As notas e os cadernos que você indicou aparecerão nos chats de modo que eles serão fáceis de abrir e encontrar.

Quando você enviar uma nota por e-mail para alguém, ela aparecerá no Work Chat para que tenha um histórico permanente de comunicação.

Compartilhando informações do Evernote

Com uma conta do Evernote e do Skitch, é possível compartilhar um link para PDFs anotados com seus seguidores do Facebook ou do Twitter a partir da guia de compartilhamento. Basta tocar no ícone de compartilhamento e, em seguida, escolher a rede social com a qual você deseja compartilhar. O Skitch criará um link para que adicione suas próprias ideias antes de postar.

A anotação em PDF está disponível para usuários do Evernote Premium ou através da aquisição do aplicativo no Skitch.

Para quem for utilizar o Evernote para salvar e compartilhar imagens do Skitch, existem algumas atualizações úteis no Skitch 3.2.

Configurações Úteis do Evernote

Ao compartilhar um link de sua imagem com o Evernote, você pode escolher agora um caderno onde cada imagem será salva. Depois que o conteúdo tiver sido sincronizado, o Skitch vai copiar um link de compartilhamento encurtado para a área de transferência para que você possa colá-lo e compartilhá-lo em qualquer lugar.

Ao salvar uma imagem para sua conta, você também pode escolher o caderno que deseja sincronizar com a guia Salvar. As novas opções dão um melhor controle de como as imagens são salvas no Evernote.

Evernote e Blogo otimizam o tempo dos blogueiros

O Blogo, gerenciador de blogs brasileiro que ficou com a segunda posição no Evernote Platform Awards, na categoria Startup do Ano, é indicado para os blogueiros que não desejam perder tempo ao longo do processo de publicação do conteúdo.

O relacionamento com a audiência ocorre de forma dinâmica, pois as interações acontecem no próprio ambiente do app. Até mesmo o tratamento de imagem pode ser realizado pelas ferramentas oferecidas pelo Blogo. A integração desenvolvida pelo Blogo permite que todo o material salvo no Evernote seja disponibilizado no blog.

Caso utilize Mac ou a plataforma iOS, baixe agora mesmo o aplicativo no link a seguir: http://www.getblogo.com/evernote/.

 

very-basic-plus-icon

O Evernote representa hoje a plataforma líder em produtividade que permite que você sincronize suas informações em todos os dispositivos móveis, fazendo com que se lembre de tudo. Escrever, pesquisar, compartilhar as ideias e encontrar tudo isso rapidamente é fácil com o uso do Evernote. Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas no mundo já organizam e salvam suas informações na nuvem do Evernote. Confira qual é a versão ideal para você em http://bit.ly/1rIsZpB.

Deixe seu comentário