Fazer com que ensinamentos de física e química sejam apreciados pelas crianças não é uma tarefa fácil (me incluo nessa, pois nunca gostei dessas matérias na escola). Os professores tem de abordar de uma forma totalmente lúdica e prática para deixar essas disciplinas mais, digamos, amigáveis.

Só que a Ford deu uma ajudinha ao criar em parceria com a HotWheels o maior circuito de pista de carros com looping  com 3 metros de altura,  no seu Centro de Pesquisa e Inovação em Dearborn, nos Estados Unidos.

A ação, que entrou para o livro dos recordes, foi uma forma de motivar o interesse das crianças pela ciência e engenharia. Uma miniatura do Ford Mustang produzida pela Hot Wheels foi escolhida para a prova, ganhando impulso de uma altura de mais de três andares para vencer o “looping” de 3,81 metros.

ford-hotwheels_

A ideia partiu de Matt West, técnico de dinamômetro da Ford, que já tinha construído pistas de “looping” em casa com o filho Blade, de 6 anos. “Tudo começou como brincadeira e lição de física para o meu filho em casa”, diz West. “Primeiro montamos uma pista na sala de jogos e, depois, outra com 5 metros no quintal. Quando os colegas da Ford souberam, acharam que tentar a quebra do recorde mundial seria ótimo para motivar os jovens a estudar ciência e engenharia.”

Dê o play no vídeo lá em cima e confira o processo e como foi a quebra do recorde.

Deixe seu comentário