E se eu te disser que a Canon resolveu o problema que você tem ao fotografar a noite, quase sem luz? Uma solução de cair o queixo para aquelas fotos escuras ou borradas, que parecem ter um movimento indesejado?

Se você gosta de fotografia, sabe que isso costuma ser um problema de abertura, velocidade de disparo ou ISO. Os dois primeiros eram facilmente corrigidos, já o último… Bem, mesmo as câmeras mais caras tinham várias limitações. Mas com a nova ME20F-SH Full Frame a Canon resolveu isso, possibilitando configurar o ISO em mais de 4,5 milhões.

canonme20fsh maincanm secondcanm

Com um CMOS equivalente a 35mm, a câmera consegue captar imagens em condições de pouca luminosidade (segundo a Canon, é possível gravar em uma noite sem lua).

Ela não grava os vídeos internamente, e deve usar um dispositivo de gravação. É compatível com as lentes de cinema da Canon, e pode ser controlada remotamente. É um monstro, no melhor sentido da palavra.

iso4m iso4mb

O que é e como funciona o ISO?

Atualmente o ISO é um conceito, muito mais do que algo palpável. Quando as câmeras usavam filmes, eles tinham sensibilidades (ou velocidades) diferentes.

Pra quem não sabe, o filme é uma película coberta com vários grãos de sal de prata, que é um material fotossensível. Ao imagem se forma quando a luz da câmera atravessa a lente e “queima” o filme.

Como é um processo que depende da luz, locais escuros não permitiam a criação de imagens com qualidade. Por isso foram desenvolvidos filmes que utilizavam grãos de sal de prata maiores, e assim captavam melhor a pouca luminosidade.

Nas câmeras digitais, a captação de luz é feita pelos sensores (CCD ou CMOS, que é o mais comum), e a regulagem da “sensibilidade” do sensor, por uma herança, ainda é chamada de ISO.

Por isso a câmera da Canon é um grande avanço. Mesmo que a qualidade das imagens fique um pouco ruim no iso 4,5 milhões (que foi usado quando não havia nenhuma fonte de luz disponível), conseguir captar imagens assim – sem o uso de infravermelho ou qualquer outro recurso do tipo – significa que poderemos ter, em breve, câmeras de celular e DSLRs com ainda mais qualidade.

Pôxa, hoje em dia é comum que a imagem fique toda granulada quando usamos um ISO de 3200 em uma câmera boa… A ME20F-SH faz imagens lindas com o ISO de 102 mil… Imagina captar um céu estrelado com essa câmera!

Foto feita com ISO 120 mil

Foto feita com ISO 120 mil

Foto feita com ISO 120 mil

Foto feita com ISO 120 mil

A ME20F-SH deve ser lançada em Dezembro, pelo preço de 30 mil dólares.

Deixe seu comentário