Autores de ficção científica e fantasia costumam criar um mundo próprio, com regras que podem ser muito ou pouco diferentes do mundo real. Mas eles não podem ser criados de qualquer maneira. Eles precisam ter consistência e por isso é necessário o estabelecimento de regras. Talvez esse seja um dos grandes desafios do autor: se manter coerente enquanto desenvolve a história.

As regras devem valer para todos, e o leitor deve ser capaz de perceber a sua existência, mesmo quando a trama não for interrompida para explica-la. As vezes, mesmo que o próprio leitor não saiba.

Ouvi um ótimo exemplo sobre isso em um Nerdcast (agora não lembro qual episódio), e acho que é a melhor forma de explicar: Tolkien, quando criou a Terra Média e as histórias que se passam nela, criou a geografia, povos, história, tradições, mitologias e até várias novas línguas. Mas em nenhum momento ele converteu medidas. É bem provável que cada povo visse a passagem de tempo, ou medisse distância com palavras ou conceitos diferentes de mês, dia, metros ou horas. Mas como fazer uma conversão não iria enriquecer a história, e ia confundir o leitor, Tolkien falava “outubro”, ou “cinco dias”. E estava tudo bem.

Mas quando ele foi dar nomes aos locais, ele usou a língua que criou. As montanhas tem os seus nomes iniciados por “Amon” (como em Amon-Sûr), porque essa é a palavra para “montanha” em élfico. As torres, como Minas Tirith e Minas Morgûl, tem esse nome, porque “Minas” significa “torre”. Assim, mesmo que não saiba falar élfico, os leitores mais atentos saberão imaginar como é o local em que a história está e qual a relação entre eles.

criar-mundos-ficcionais

Mas é claro, quem escreve precisa começar por um lugar. Se você viu o vídeo acima, teve uma bela aula sobre como criar um mundo ficcional. Deixo aqui uma lista com 8 dicas para criar um mundo. Assim fica mais fácil para consultar sempre que quisermos.

Dicas sobre como criar um mundo ficcional:

  • Decida o tempo em que a história se passa. Passado, presente ou futuro?
  • Crie uma timeline descrevendo quais os eventos que moldaram o mundo como ele é agora.
  • Quais regras existem nesse mundo? Quais os limites do que pode ser feito ou não? Tanto física quanto socialmente.
  • Como é o governo e quais são as relações de poder?
  • Quais as crenças da sociedade?
  • O que a sociedade mais valoriza?
  • Como é o dia a dia do mundo? Onde os habitantes moram, qual o clima; como eles trabalham, se divertem ou se alimentam; como tratam uns aos outros e qual a relação deles com a natureza?
  • Como é a tecnologia, comunicação, transporte, acesso à informação
Deixe seu comentário