Sabe aquele hoax de que se você compartilhar um post no Facebook, alguma entidade filantrópica vai ganhar dinheiro? Bem, o FB resolveu fazer isso acontecer de verdade. E não, não é bem como o hoax conta, e nem o Bill Gates, nem o Mark Zuckeberg vão tirar um centavo das suas fortunas se você espalhar a foto de uma criança doente.

O que está acontecendo, então? É o seguinte: a rede social mais usada do mundo (ocidental, ao menos) está liberando uma ferramenta que permite doar dinheiro para entidades sem fins lucrativos. É, basicamente, um recurso de crowdfunding dentro do Facebook.

Esse novo recurso permitirá que a doação seja toda feita na página da entidade, tanto com o botão para que o usuário dê a quantia que quiser (podendo escolher entre algumas pré-determinadas pelo administrador da publicação), e acompanhando a arrecadação.

Além de um espaço na página, esse botão também estará disponível para posts, então será possível doar diretamente do newsfeed, acompanhando a história compartilhada por quem está arrecadando, ou quando amigos compartilharem o post com o botão.

fundraiser-on-mobile-and-shared-with-friends-v4

Claro, ninguém vai ganhar dinheiro pelo simples compartilhamento. Mas o compartilhar vai permitir que o pedido de doação chegue a mais pessoas, tornando esse tipo de post mais efetivo. Ah, mas os hoax vão continuar inúteis, então não compartilhe aquele tipo de bobagem.

No momento, o recurso está disponível apenas para 37 entidades que estão testando o recurso, que será liberado aos poucos.

O Facebook facilitando campanhas importantes. Bacana!

Deixe seu comentário