Se existe uma coisa difícil no mundo, é receber elogios. É difícil de várias maneiras: se alguém chegar pra ti e falar “você é bonito(a)”, é bem comum pensar: “essa pessoa tá querendo alguma coisa”; “Não sou não”; “Eu sei, mas vou dizer que não, pra não passar a imagem de arrogante”. Mas dessas, a mais comum é pensar que o elogio não é verdadeiro. É comum pensarmos o pior de nós, pois vivemos ouvindo que nunca somos bons o suficiente.

Todo mundo precisa emagrecer ou engordar. Fazer um corte de cabelo específico, “ou não pintar o cabelo dessa cor, porque tu não é um desenho japonês”. Todo mundo tem uma opinião e, muitas vezes, ela não é boa. Por isso é tão complicado aceitar elogios.

Esse vídeo feito pela Shea Glover, na escola de artes de Chicago são uma bela amostra disso. As pessoas se chocavam ao ouvir que ela estava fotografando elas por acha-las bonitas. Uma das mulheres chegou a ficar braba porque pensou que Shea estava tirando sarro dela.

Eu sempre achei que aquela história de que “tratamos mal os nossos melhores amigos”, uma babaquice. Muitas pessoas acham que intimidade é poder “xingar alguém sem ofender a pessoa”. Dizem que isso é camaradagem. Sempre pensei o contrário: quem gosta de verdade da gente, elogia, ajuda e sabe melhorar a nossa autoestima.

elogios são tão difíceis de aceitar elogios são tão difíceis de aceitar elogios são tão difíceis de aceitar elogios são tão difíceis de aceitar

O mundo já faz muito para coloca-la para baixo. É muito melhor que as pessoas que são íntimas, melhores amigas, usem suas palavras pra nos colocar pra cima, trazendo a tona aqueles detalhes bonitos que só quem te conhece a muito tempo consegue enxergar.

Como o vídeo mostra, isso pode mudar o nosso dia.

Deixe seu comentário