Lorem Ipsum é uma simulação de textos e frases para compor e entender uma diagramação, é um texto para que as pessoas possam examinar um projeto gráfico – vale tanto para livros, revistas, sites, catálogos… –. O conceito veio para que o leitor perceba a tipografia, tipos de fontes, tamanhos de texto a ser utilizados em um determinado layout. Ele é usado amplamente e principalmente no mercado editorial, mas não pense que trata-se apenas de um embaralhado de palavras de uma língua que ninguém mais fala pois o Lorem Ipsum tem sim uma história!

Então como surgiu?
A sua origem veio desde os idos do século XVI, quando a configuração de impressões tinham que ser feita com algum texto de enchimento para uma composição visual numa página. O pessoal começou a utilizar os textos de literatura latina, mas omitindo outras palavras e acrescentando outras mais para formar um texto que não faz qualquer sentido, com essa ideia em mente, o projeto final não seria publicado e serviria apenas para que os leitores (clientes ou seu chefe no caso) observasse apenas o layout e a tipografia a ser utilizadas futuramente.

Eu já usei muito, pois como sempre trabalhei na área gráfica e editorial, o Lorem Inpsum me serviu como uma perfeita simulação textual em meus projetos 🙂

cicero-ipsum

O filósofo, lingüista, tradutor, escritor e político Marco Túlio Cícero – ou apenas Cícero para os íntimos – criou um vocabulário filosófico em Latim e apresentou aos romanos as ideias da filosofia grega e seus escritos tornou-se o ponto de referência para prosa em latim e a moçada da época diziam que “por um longo tempo, Cícero estava em toda parte”.

A frase em latim Dolorem Ipsum significa “dor em si mesmo” e atire a primeira pedra quem o nunca acessou o site ipsum.com que possui versões em várias línguas, pois afinal “não há ninguém que ame a dor por si só, que a busque e queira tê-la, simplesmente por ser dor…”

Zoeira Nivernesis Ends / Zoeira Nervers Ends / A zoeira não tem limites
Sim, existem sites que seja por pura inspiração no Lorem Ipsum ou pura zoeira mesmo, eles te ajudam apenas como textos de enchimento sejam de personagens, personalidades, artistas e de tantos outros. No cenário internacional você pode encontrar mais opções como o do Batman, Heisenberg, Zumbis e vários outros. Sugiro usá-los com parcimônia e bom-senso! 😀

compadre-ipsum

Nacionais
Mussum Ipsum
Silvio Santos Ipsum
Compadre Ipsum
Dilmês Ipsum

Internacionais
Hipster Ipsum
Heisenberg Ipsum
Picksum Ipsum
Samuel L. Ipsum
Batman Ipsum
Zombie Ipsum
Poké Ipsum

Deixe seu comentário