Um dos grandes problemas de uma apresentação é conseguir manter a atenção da audiência. Por isso que, de um tempo para cá, todos querem uma apresentação impactante. O impacto passou a ser a palavra de ordem, e o único adjetivo cabível para uma apresentação de qualidade.

Isso porque, teoricamente, se uma apresentação for impactante, ela vai conseguir manter a atenção da plateia do começo até o seu final, sem distrações. Mas, como fazer para alcançar esse impacto? Como manter a sua apresentação interessante para que a audiência se sinta motivada a assisti-la?

É preciso criar um material que seja criativo e inteligente, e que desafie, slide a slide, a sua plateia a querer continuar assistindo e absorvendo as informações. A forma mais fácil de se fazer isso é usando figuras de linguagem ao combinar imagem e conteúdo.

Perceba que, uma apresentação tem vários meios de mensagem: no mínimo, podemos considerar o discurso do apresentador, o texto dos slides e suas ilustrações. Assim, podemos cair em dois erros bastante comuns:

O primeiro é colocar informações desconectas em cada um desses meios e deixá-las brigar na cabeça do público por atenção. O segundo é o extremo oposto: para facilitar a vida da plateia, você repete as informações: escreve exatamente o que vai falar e ilustra exatamente o que está escrevendo. Isso deixa a sua apresentação chata e sem apelo criativo com o público.

O segredo da assertividade em uma apresentação é conseguir trabalhar as informações dos três meios de mensagem (no mínimo), combinando imagem e conteúdo de maneira criativa e inteligente. Nem deixando as informações brigarem, nem as repetindo: e sim, criando conexões inteligentes entre elas através de figuras de linguagem.

Dessa forma, você pode exagerar na sua ilustração (usando uma hipérbole) ou ilustrar com fotos que mostram o oposto do que você está falando (paradoxo), por exemplo. Todas essas figuras de linguagem deixam a sua apresentação mais criativa e impactante, e convidam o público a continuar prestando atenção no seu conteúdo, do começo ao fim.

Existem dezenas de figuras de linguagem a serem exploradas na sua próxima apresentação. Pense nelas para criar slides mais criativos e impactantes.

————-

MonkConteúdo criado em parceria com MonkeyBusiness – www.monkeybusiness.com.br

Apresentações criativas que dão resultados. Essa é a proposta da MonkeyBusiness, agência que une planejamento, estratégia e imersão no cliente, com roteiro e design para criar apresentações inteligentes que garantem resultado.

Deixe seu comentário