Sempre que começamos a criar uma apresentação profissional aqui na agência, podemos dizer que começamos pelo fim. Discutindo qual é o objetivo do cliente e qual é a reação que ele quer despertar na plateia. A partir dessas duas informações, montamos a arquitetura de argumentos e informações, assim como o roteiro e o design ideal para alcança-los.

Porque tudo isso? Para que a sua apresentação dê resultado. Não adianta ter animação, rodar, dar zoom, ter gifs animados engraçadinhos e frases de impacto se não der resultado. E também se não demonstrar ao público, nitidamente, onde vamos chegar. Por isso que é essencial começar, desde a criação do primeiro slide, com essas informações em mente.

Dessa maneira, chegamos ao final da apresentação. Depois que você colocou todos os argumentos, na ordem certa, reforçou os positivos, desconstruiu os negativos, e chegou finalmente ao objetivo da sua apresentação. Esse momento é crucial para o resultado da apresentação: como termina-la.

Fechar com um “obrigado” é largar o andamento da apresentação, o tema, o objetivo e simplesmente deixar para o público concluir. Depois de tudo que você apresentou, quem toma a decisão final são vocês! Não pode ser assim.

Use o final da sua apresentação para fechar todas as “pontas soltas” do seu assunto e conclua ele. Alcance o seu objetivo. Não deixe nada no ar. Se você busca alguma coisa desse público, esse é o momento de pedir. Quer investimento? Quanto? Quer que eles comprem a sua ideia? Que eles mudem um comportamento? Quer um conselho? Um abraço?

Não importa. Deixe claro na sua conclusão o porquê de tudo isso. O que você veio buscar. Lembre-se que uma apresentação é uma relação de troca: seu público veio buscar algo de você, mas você também quer algo dele. Quanto mais claro você deixar essa troca, mais resultados vai alcançar.

————-

MonkConteúdo criado em parceria com MonkeyBusiness – www.monkeybusiness.com.br

Apresentações criativas que dão resultados. Essa é a proposta da MonkeyBusiness, agência que une planejamento, estratégia e imersão no cliente, com roteiro e design para criar apresentações inteligentes que garantem resultado.

Deixe seu comentário