O famoso filósofo grego, Heráclito de Éfeso citou “que ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez, pois quando isso acontece, já não se é o mesmo; assim como as águas, que já serão outras”. E a máxima, também, vale para as empresas devido que os posicionamentos de marcas e comunicação institucional perante ao seu mercado consumidor podem mudar conforme com o passar dos anos. Entre os motivos mais comuns estão uma nova filosofia adotada, o desejo de explorar novos nichos de atuação ou mesmo a mudança de estratégica da empresa.

Apresento um breve resumo da história de 10 marcas que mudaram no último século!

 

  • McDonald’s

branding_mcdonalds

Em 1940, o logotipo da rede de fast food americana é muito diferente da qual conhecemos atualmente. No início o seu design era “McDonald’s Famous Barbecue”. Oito anos depois, em 1948, houve uma reformulação e o seu design mostrava um cozinheiro! A rede de lanchonete usava o seguinte nome: “McDonald’s Famous Hamburges Buyem by the bag”. O projeto foi mantido até 1953 quando mudou novamente; agora passou a ser “McDonald’s: coast to coast”.

Apenas em 1962 os arcos do logotipo começou a ser utilizado e teve como inspiração em um projeto arquitetônico da rede, que se assemelhava a um “M”. Em 1968, o logotipo do McDonald’s foi renovada outra vez e a marca começou a tomar a forma da qual conhecemos hoje. A identidade visual durou 15 anos, quando em 1983 o fundo vermelho foi adicionado enquanto a sua tipografia foi alterada para a cor branca. Outras mudanças foram incorporadas em 2003 e outras mais em 2006.

  • Pepsi

branding_pepsi

A empresa testou muitas versões antes de chegar ao projeto atual que conhecemos, antes disso ela passou por reformulações já no ano de sua criação: 1898. Uma grande mudança ocorreu apenas em 1962 quando a Pepsi deixou de usar a palavra “Cola” em seu design. Logo mais foi refeito apenas com a palavra “Pepsi” sobre uma tampa de garrafa que mostrava as cores vermelhas, brancas e azuis. O logotipo da empresa passou, também, por diversas mudanças e reformulações na tipografia no decorrer até chegar no design atual.

  • Apple

branding_apple

Idealizado por Ron Wayne em 1976, o logotipo era muito rebuscado e cheio de detalhes pois ilustrava a descoberta da gravidade por Isaac Newton deitado sob uma macieira, ou seja: para compreender o logotipo você teria que interpretar o seu significado (talvez, o briefing tenha sido muito complicado =P). A forma de maça com uma mordida foi ideia de Rob Janoff em 1977. Inicialmente, o logotipo também continha as cores do arco-íris, que eram destinados a apelar para um público mais jovem e que chamasse mais atenção.  

  • Shell

branding_shell

A história do logotipo da Royal Dutch Shell ou simplesmente Shell iniciou em meados de 1900 e era em preto e branco e se manteve assim por 48 anos. E em 1948, a cor amarela foi inserida em seu logotipo e desde então, veio se reformulando durante vários anos. Logo se transformou em uma forma mais refinada, inclusive na tipografia.  Inicialmente a marca tinha um desenho de uma concha achatada, o mexilhão, conhecido pelo nome de Mussel Shell. O logo atual mostra um escudo amarelo e possui um formato de uma concha marinha denominada de Pécten (tipo de concha que se extrai as pérolas).

  • Coca-Cola

branding_cocacola

A Coca-Cola lançou o seu logotipo no mesmo ano da criação da empresa: 1886; porém o logo era muito básico, continha apenas o nome da bebida. A tipografia tipo Spenserian script veio surgir em 1887 quando a marca teve o projeto de comunicação renovada. Em 1985, a empresa assumiu um grande risco pois anunciou que estava mudando fórmula da bebida e junto com essa mudança redesenhou o logotipo chegando a identidade visual que conhecemos. Presente em quase todos os países, a grafia de sua marca pode ser escrita em hebraico, japonês, árabe, coreano e até em mandarim dependendo da língua local.

  • Volkswagen

branding_volkswagen

O logotipo da Volkswagen uma das principais fabricantes de automóveis do mundo foi concebida em 1938 e era representada pelas letras “VW” justapostas por um círculo assemelhando-se à uma suástica (símbolo do partido nazista). A suástica foi removida de sua identidade visual quando o exército britânico assumiu as rédeas da Alemanha, em 1950. No ano de 2000, a empresa  mudou as cores para azul e prata, com mais tridimensionalidade.

  • Mercedes-Benz

branding_mercedes

Fundada em 1926 com resultado de uma fusão entre DMG e Benz & Cie, o seu logotipo passou por várias retificações. O projeto atual teve origem em 1909, no entanto, o seu logotipo continha o nome da empresa em uma forma oval com um tipo de letra em branco sob um fundo negro.

Entre os anos de 1916 e 1921, o logo se caracterizava por um anel interno levando o nome da Mercedes-Benz. Somente em 2008, o nome “Mercedes” foi retirado da marca e o logotipo passou a ser uma estrela de três pontas.

  • FedEx

branding_fedex

O primeiro logotipo foi concebido em 1973 e a sua evolução possui uma história curta. Em 1994, a FedEx contratou a Lindon Leader para renovar a sua identidade e o redesenho veio da fusão “Federal Express” em “FedEx”. O designer usou o espaçamento negativo, da então nova marca, para criar uma seta em direção para a direita e assim torná-la fixa na mente das pessoas.

  • NBC

branding_nbc

A NBC (National Broadcasting Company) é uma rede de televisão e de rádio americana e o seu primeiro logo mostrou um microfone e as letras “NBC” acima dela. O ano era 1926 e ainda não existia o famoso pavão que tanto a caracteriza em sua marca.

Em 1942, o logo foi transformado em uma representação colorida de um microfone junto com suas três letras e o pavão foi inserido apenas em 1956 e mais tarde foi substituído pelas iniciais – NBC – durante 16 anos, voltando em 1962. No ano de 1975 um simples “N” passou a ser substituir a forma do pavão; retornando em 1979 (mas com a letra “N” em branco) e finalmente a marca se firmou com uma modificação de um projeto em 1986.

  • Lego

branding_lego

A empresa Lego, não poderia ser diferente, e também modificou o seu logotipo durante os passar dos anos. A marca surgiu em 1932 e em 1946 experimentou vários projetos que incluíam o redesign da empresa e homenageando à sua cidade de origem: Billund, na Dinamarca. Em 1950, a empresa projetou um novo design para a sua marca que caracterizava o nome Billund Denmark em um círculo maior, enquanto num círculo menor e interior a palavra “Lego”.

A tipografia mudou em 1953 ficando mais rechonchuda e permanecendo assim até os dias atuais quando em 1998 foi reformulada outra vez sendo colocando um fundo quadrado de cor vermelha.


 

Aqui no Brasil temos diversos exemplos de empresas que mudaram o seu logotipo e acredito que as mudanças foram realizadas para que as marcas continuassem memoráveis e reforçam o relacionamento entre os seus respectivos consumidores.

 

 

Deixe seu comentário