Na minha opinião, as melhores séries de todos os tempos são Arrested DevelpmentLostEarly Edition. Mas, aparentemente, o mundo não pensa assim… E como eu sei (fora o fato de ninguém querer conversar sobre essas séries)? Porque foi para Friends que a Netflix lançou o que é, talvez, a maior e mais trabalhosa campanha de anúncios no Preroll do Youtube.

Como é possível ver no vídeo-case, a campanha foi desenvolvida em duas fases:

  1. Assumindo que existe uma cena de Friends para cada situação da vida, a Ogilvy Paris separou alguns momentos da série para utilizar no Preroll, selecionando vídeos específicos. Por exemplo: Se alguém procurar por “gatos”, uma cena relacionada a bichanos vai aparecer antes do vídeo que a pessoa selecionou para assistir.
  2. A parte mais interessante: Acompanhando as tendências de busca do Youtube, diariamente serão criados novos Prerolls casando com os termos e vídeos mais buscados no serviço de vídeos mais utilizado do mundo. Então, se algo começar a fazer sucesso, a equipe da agência escolherá um trecho novo do seriado, para servir como propaganda para a Netflix.

Assim, anúncios diferentes, contextualizados e com potencial pra entreter (Friends não está no meu top 3, mas está no meu top 5… Sei como a série é divertida), serão lançados diariamente no Youtube e criarão awarness aos consumidores americanos do serviço de streaming, em relação ao fato de que as 10 temporadas estão disponíveis para serem assistidas online.

É uma maneira bem trabalhada de divulgar algo, utilizando de uma maneira melhor o Preroll, que ainda é bem mal aproveitado. E eu falo isso, principalmente, pela inclusão diária de novos vídeos, acompanhando as tendências de busca. Isso garante um melhor desempenho, e a correlação entre o conteúdo do anúncio e o conteúdo do vídeo que o usuário quer ver, certamente ajudará a campanha a atingir os seus objetivos.

Isso tudo certamente deu um grande trabalho, mas tecnicamente, é algo bem fácil de fazer. Ao contrário do que acontece em boa parte das vezes, o anúncio não é uma propaganda de TV, com uma duração maior, e que não me interessa… Quantas vezes vou ter que pular um anúncio de carro, quando estou tentando ouvir uma música do Queen?

Mas eu certamente não pularia uma piada de Friends, com eles em Londres.

O que você achou? Será o Preroll mais eficiente do ano?

Deixe seu comentário