Uma das questões que mais fazem a diferença para o sucesso de uma apresentação é o alinhamento. E ele é difícil de ser alcançado: demanda planejamento e tempo de dedicação. Isso porque uma apresentação de sucesso é composta de algumas variáveis que se complementam, e, para que elas estejam alinhadas, devemos pensar em todas elas.

Planejamos o conteúdo, roteiro, direção de arte e design dos slides da apresentação. Todas essas etapas devem “conversar” entre si, com um bom alinhamento de onde queremos chegar com esse material. Mas, no momento que o material está pronto, é a hora de pensarmos em como alinhá-lo com questões de oratória e de expressões não-verbais de comunicação.

Há estudos que indicam que o não-verbal de uma apresentação é responsável por mais de 60% da sua cognição por parte da audiência. Então podemos dizer que a plateia “ouve com os olhos”. Por isso é muito importante você pensar em como adequar o seu não-verbal ao tom da sua apresentação.

Para isso, comece definindo o seu tom de voz: sua apresentação deve transmitir qual sensação? Ela deve ser mais motivacional, mais emocional, mais dura, didática, ou até mais divertida? Qual desses tons funciona melhor para a transmissão da sua mensagem?

Com esse aspecto escolhido, agora pense no não-verbal. Não precisa se robotizar: muitas vezes você se fechar em técnicas de oratória mais atrapalham do que ajudam o desenvolvimento da sua apresentação. Você pode se manter simples, e trabalhar com o bom senso para isso. Não é complicado:

Pense em alguns pontos a serem trabalhados: movimentação de palco, gesticulação com as mãos, expressões faciais, roupa e postura. Adeque todos eles ao seu conteúdo e ao tom de voz que você determinou para a sua apresentação.

O conjunto deles, atuando junto com a sua apresentação, devem transmitir uma única mensagem ao seu público-alvo. Avalie se você precisa ser mais enérgico, com gestos mais amplos, ou mais contido. Avalie a sua movimentação de palco de acordo com os temas dos slides. São esses pequenos detalhes que farão toda a diferença no resultado final da sua apresentação.

————-

MonkConteúdo criado em parceria com MonkeyBusiness – www.monkeybusiness.com.br

Apresentações criativas que dão resultados. Essa é a proposta da MonkeyBusiness, agência que une planejamento, estratégia e imersão no cliente, com roteiro e design para criar apresentações inteligentes que garantem resultado.

Deixe seu comentário