A cada 4 segundos, alguém em algum lugar no mundo é diagnosticado com demência e na Bélgica, o número é estimado em cerca de 175.000 casos, dos quais cerca de 3.000 estão sob a idade de 65 anos.

Assim, o Alzheimer League, em cooperação com o centro especializado demência regional, Paradox e o Professor Sebastian Engelborghs (da Universidade de Antuérpia), desenvolveram uma abordagem para tornar mais fácil e agradável a leitura para quem sofre com esse problema cognitivo: simplificar os textos de livros, permitindo que tenham menos elementos para se lembrar, mas que o conteúdo seja compreendido de forma eficaz.

O núcleo da história e do livro permanecem, mas no primeiro livro da série ‘Simplified Stories’, cerca de 8.000 palavras foram removidos da biografia “Maestro Stromae”. O layout, fonte e estrutura também foram ajustados, e um breve resumo de cada capítulo também fica disponível.

A ideia é levar essa adaptação para outros livros.

Uma ação de bater palmas, pois ajuda a pessoas com demência precoce (Alzheimer em fase inicial) a continuarem um hábito excelente que é o da leitura, sem prejudicar o entendimento e que pode ser disseminada em todo o mundo.

A criação ficou por conta da agência DDB de Bruxelas

simplified-stories

Deixe seu comentário