Criar uma boa apresentação segue os mesmos passos de criação de qualquer outra peça de comunicação. Para ser eficiente, precisamos planejar, escrever e trabalhar com o design dos slides pensando sempre em transmitir uma mensagem de maneira eficaz, alcançando o objetivo e se conectando com o público-alvo.

Nesse processo de alcance de influência sobre uma audiência, visando conquistá-los e convencê-los a comprar a nossa ideia, muitas vezes tropeçamos em conceitos básicos de comunicação que vão atrapalhar o resultado final da apresentação. Seja qual for o tipo ou a proposta dela.

Para não errarmos, listei algumas dicas que podem ajudar no momento de começar a planejar e pensar no conteúdo e roteiro da sua apresentação. Essas dicas são essencialmente de comunicação e audiência, princípios básicos para a construção de uma apresentação eficiente:

Comece com o contexto:

Você já deve ter ido a uma apresentação onde o apresentador claramente dominava o assunto, mas a plateia ficou perdida durante o tempo todo. Isso acontece quando existe um grande gap de conhecimento entre apresentador e público. Esse gap acontece com frequência, e para resolvê-lo, é preciso contextualizar o público antes de apresentar as informações.

Use animações de revelação progressiva:

Quando você colocar o seu conteúdo nos slides, perceba quais deles precisam de mais atenção e coloque para revelar cada um no clique. Assim, você não lota o slide com várias informações, deixando o público confuso, e só depois explica uma a uma. Não revele todas de uma única vez. A animação no clique vai ajudar o seu público a entender melhor o conteúdo, quando esse é revelado um a um, respeitando o tempo de aprendizado.

Conclua os assuntos:

Estruture os assuntos que você tem para comunicar na sua apresentação e crie slides de fechamento e conclusão para cada um deles. Não deixe pontas soltas, pois o público pode juntar esse assunto mal resolvido com o próximo e se confundir mais ainda. Se possível, faça pontuações visuais na sua apresentação indicando que o assunto mudou: a simples troca de cor dos slides já ajuda nessa didática.

Para alcançarmos a influência em nossas apresentações, não podemos nos descuidar da comunicação: quando bem feita, ela nos ajudar a convencer e vender nossas ideias.

————-

MonkConteúdo criado em parceria com MonkeyBusiness – www.monkeybusiness.com.br

Apresentações criativas que dão resultados. Essa é a proposta da MonkeyBusiness, agência que une planejamento, estratégia e imersão no cliente, com roteiro e design para criar apresentações inteligentes que garantem resultado.

Deixe seu comentário