No último dia 15, eu fui convidado pela Ford para um interessante evento da marca, o Ford Design Feeling.

Lá pude de forma lúdica e interativa mergulhar no mundo do design que envolve o desenvolvimento de um carro, desde a concepção em alguns desenhos até o produto final, passando pela escolha minuciosa de texturas e cores.

O processo começa com a análise de todos os dados relevantes sobre o cliente alvo para um determinado veículo. Com as informações da área de Marketing Estratégico o time de Design começa as pesquisas extraindo ideias de peças de arte, arquitetura, tecnologia, comportamento vestuário e acessórios.

O passo seguinte é segmentar a pesquisa por assunto e buscar o material com os fornecedores de tecido, textura e tintas de interior e exterior, juntamente com o perfil do cliente e a categoria de carro.

Cada um desses fornecedores também apresenta um estudo de tendência com muitas imagens. A partir daí as ideias começam a ser lapidadas e são transformadas em materiais. A cada encontro as propostas de design vão sendo reduzidas até a definição de duas amostras selecionadas pra cada categoria.

Após afunilar as amostras o time de Design produz as peças – bancos representativos, interiores de um veículo e aplicação de textura nas partes correspondentes, tintas nas áreas específicas, externas e pintam as portas.

As aplicações desses materiais são feitas nos protótipos produzidos no Centro de Design da Ford América do Sul, instalado em Camaçari, na Bahia, que conta com profissionais que utilizam o estado da arte da tecnologia, incluindo avançadas ferramentas de design, aliado à criatividade, para o desenvolvimento de veículos.

ford-design-feeling

Paralelamente a escolha de materiais são criados os traços do novo carro através de croquis, rabiscos e impressora 3D, que imprime pequenas peças desenhadas em computador, onde é possível ver os primeiros esboços do que será o novo produto.

O processo conta também com a modelagem de um protótipo em argila feita por um designer, tendo uma noção real e proporcional das medidas do carro.

ford-argila

No evento pude conferir as diversas ‘personas’ que a Ford foca, como por exemplo, mulheres grávidas e pessoas da terceira idade. Os carros e ajustes são pensados para esse público que possui limitações temporárias de movimentação.

E para isso, trajes especiais foram criados para que as pessoas pudessem vestir e ter uma experiência real dessas limitações e entender essas dificuldades. Nesses infográficos podemos conferir os detalhes:

ford-gravidaford-terceira-idade

Todas essas etapas tem o único e exclusivo objetivo de chegar a um produto final que se adapte de forma o mais funcional possível para todas os consumidores.

Deixe seu comentário