5 passos para você conhecer a metodologia do inbound e entender sua importância, confira!

O marketing tem mudado ao longo dos anos e uma das coisas que tem cada vez menos espaço é o marketing de interrupção. A forma tradicional de fazer publicidade, com anúncios interrompendo as atividades do público, tem sido deixada de lado, dando mais enfoque ao inbound marketing.

Uma das principais chaves desta teoria que vem sendo amplamente incorporada pelas empresas é o conteúdo. Ele é a chave da comunicação entre empresas e potenciais clientes: com o conteúdo a marca educa o público e constrói sua autoridade, tornando-se referência no seu segmento.

Este processo não é tão simples como pareceu acima, mas certamente não é dos mais complexos. Neste post vamos explicar o processo do inbound marketing enquanto apontamos 5 motivos para você começar a investir.

1 – Menor custo

A primeira vantagem é exatamente o que você gostaria de saber: o inbound marketing custa menos que o marketing tradicional.

De acordo com um estudo da Hubspot, inbound custa até 62% menos e proporciona um resultado muito maior. Isso porque não será necessário investir nas mídias tradicionais (TV, rádio, etc) que atraem pessoas não interessadas no seu negócio. Você vai direto ao ponto para encontrar o SEU cliente.

Ainda sobre esse estudo, 32% das marcas que investem em marketing tradicional estão destinando recursos para inbound após perceber o lucro e as vantagens que ele proporciona.

2 – Consiga mais clientes

Se você pensa em comprar um carro, por exemplo, o primeiro caminho é pesquisar na internet. E não tenha dúvida: você não é o único que faz esta pesquisa. Das pessoas que querem comprar algo, 93% começam e terminam a sua jornada de compra online.

Antes da era da informação as pessoas agiam de outra forma. Muito estimuladas pela propaganda, recorriam às lojas para seu primeiro contato com o produto e só depois experimentá-lo em casa. Atualmente, com a facilidade da informação, antes de conhecer o produto pessoalmente na loja você pode saber críticas, opiniões e reviews ainda em casa.

Este é o comportamento do consumo na internet. Esse processo pode acontecer várias vezes durante a jornada de compra e é extremamente importante que as empresas saibam como agir. Seja para garantir que seu negócio esteja aparecendo no Google ou para saber o que as pessoas estão falando sobre sua empresa.

Por outro lado, se você anuncia um carro à venda, você provavelmente será acionado por um possível comprador fazendo pesquisas. Apresentando um serviço/produto atraente ao cliente você aumenta as chances de ser escolhido em relação à concorrência. No inbound marketing é preciso identificar com facilidade quem está interessado na sua empresa, conteúdo, produto, quem é o seu público e, assim, atingir a sua persona.

3 – Conteúdo: construindo autoridade e conquistando clientes

Um dos grandes pontos do inbound marketing é gerar leads qualificados (pessoas realmente interessadas em adquirir seu produto/serviço). E qual a melhor forma para alcançar essas pessoas sabendo que praticamente todos os clientes estão na internet? Produzindo conteúdo relevante e atraente!

Quanto mais informações que possam resolver a dor da sua persona, tirar as dúvidas e atender às expectativas, mais os clientes irão consumir, e consequentemente, mais leads qualificados você terá. Conteúdos relevantes podem converter até 6 vezes mais leads.

O processo é simples. A internet facilita a busca exata do que cada um quer. Quando você oferece um conteúdo que proporciona isso, você está um passo à frente do seu concorrente.

E-books, e-mails, landing pages, site, blog, redes sociais… Todos esses conteúdos criados de forma relevante podem ser extremamente lucrativos para a sua empresa.

4 – Mostre que é um especialista

Com tantas opções disponíveis no mercado, o lead sempre vai encontrar aquela que tenha diferenciais: algum destaque no segmento, que ofereça conteúdos sobre o assunto, que consiga tirar suas dúvidas de forma prática, que saiba explicar como tudo foi desenvolvido…

Tudo isso é possível com o inbound marketing. À medida que sua marca começa a publicar conteúdos relevantes, vai aumentando a quantidade e percepção do seu conteúdo na internet e começa a consolidação da sua empresa.

Fornecer informação e educar o mercado é um passo super importante para fixar sua autoridade frente a tantas opções que a internet oferece.

5 – Automação: otimizando respostas

Uma grande possibilidade do inbound marketing é utilizar ferramentas de automação de marketing, como o RD Station (da Resultados Digitais). Elas facilitam para que todo o processo aconteça sem maiores falhas e com resultados mais visíveis.

Essa automação busca dar vazão ao conteúdo produzido pela sua empresa e otimizar os processos do inbound, dando mais tempo para o marketing da sua empresa (e dinheiro, claro).

São diversas ferramentas disponíveis, como chatbots, automação para disparo de e-mails entre outras. Você só precisa garantir as que mais se adequam ao seu planejamento e buscar o melhor proveito de cada uma delas.

Agora é hora de começar!

Com o inbound marketing você percebe os principais pontos para o crescimento do seu negócio: como investir, o retorno mensurável, quem é o seu público alvo, a melhor forma de atingi-lo e a garantia de que você terá clientes que desejam o seu produto.

Além disso, com as diversas ferramentas disponíveis, tudo é mensurável. Você sabe onde cada centavo é investido e consegue ter uma “rastreabilidade” de todos os seus passos no processo, desde a conversão de leads ao fechamento de uma compra.

Também é importante acompanhar as mudanças do mercado para não ficar para trás. O inbound vive em constante mudança, permitindo que você desenvolva diversas estratégias diferentes em um só ano, fugindo da mesmice.

Agora que você conhece um pouco mais as possibilidades do inbound marketing, que tal conhecer o DigiBound –  Marketing Digital? O maior evento de marketing digital do RN acontece sempre no mês de agosto no Imirá Plaza Hotel. Reunindo nomes como a Rock Content e Resultados Digitais além de outros profissionais relacionados ao inbound, esta será uma oportunidade de aprender com quem já faz a teoria funcionar e apresenta resultados na prática!

 

Deixe seu comentário