Você provavelmente já ouviu falar sobre o Inbound Marketing diversas vezes, mas pode não estar familiarizado com a forma como ele difere do marketing on-line tradicional.

Então neste texto eu vou procurar sintetizar o mundo que gira em torno do Inbound Marketing, como ele funciona e como você pode aplicá-lo.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia de atração (isso mesmo, o Magneto faz todo o sentido neste artigo) que utiliza muitas ferramentas que já utilizamos em nosso dia a dia. Mas a principal delas é o marketing de conteúdo, uma vez que ela esteja inserida no conjunto de serviços como blog com boa pontuação no Google, SEO técnico e de conteúdo, automação de marketing e atendimento humanizado.

Tudo isso para criar reconhecimento da sua marca e atrair novos negócios através da informação e não da venda direta.

Em contraste com o Outbound Marketing, onde os profissionais de marketing tentam encontrar clientes, o Inbound Marketing desperta a atenção dos clientes e torna a empresa mais fácil de ser encontrada.

Por que usar o Inbound Marketing?

Vivemos uma era de abundância de informação e escassez de atenção – e o ritmo de criação de informação está acelerando. De acordo com a IBM, todos os dias, 4,5 quintilhões de bytes de dados são criados – tanto que 90% dos dados no mundo de hoje foram criados apenas nos últimos dois anos. (fonte: encurtador.com.br/ijnD0)

Os compradores de hoje são mais capacitados. O digital fornece gratificação instantânea de informações. Eles podem acessar especificações detalhadas, preços e avaliações sobre produtos e serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, com alguns movimentos de seus polegares.

Enquanto isso, a mídia social os incentiva a compartilhar e comparar, enquanto os dispositivos móveis acrescentam uma dimensão onde e quando quiser a cada aspecto da experiência.

O Inbound Marketing tem o poder de dar ao usuário exatamente as respostas que ele procura no momento exato em que ele precisa. Isso cria confiança, reputação e autoridade em qualquer nicho que você esteja praticando, além de ser fundamental para o início de um processo de vendas.
André Siqueira – Co-Fundador da Resultados Digitais

Por causa disso, táticas tradicionais de marketing baseadas em “alugar” a atenção que outras pessoas construíram – e interromper o comprador no processo – estão se tornando cada vez menos eficazes.Inbound Marketing

47% das pessoas pesquisam na web antes de comprar fisicamente

(Fonte: encurtador.com.br/nyZ17)

A hora é agora

Para substituir táticas de marketing desatualizadas como a que era feita antigamente “atenção ao aluguel”, as empresas estão implantando novos métodos voltados para a conscientização, o desenvolvimento de relacionamentos e a geração de leads.

Em suma, o Inbound Marketing atrai clientes para você, para que você não os persiga.

Ele ajuda os clientes em potencial a encontrar sua empresa nos estágios iniciais de seu processo de tomada de decisões, o que leva a uma influência mais forte em suas futuras decisões de compra.

Mas para construir esta estratégia, leva um certo tempo, ainda mais se você optar em fazer por conta própria. Por isso se você tem um negócio de médio ou grande porte, procure conversar com profissionais qualificados ou com uma agência para te dar um suporte onde em menos tempo, você seja mais assertivo.

Por que você precisa de Inbound Marketing para sobreviver

O Inbound Marketing oferece inúmeros benefícios.

Quando utilizado de forma eficaz, pode:

  • Formar uma preferência de marca e influenciar futuras compras.
  • Gere compartilhamentos de mídia social e links de entrada.
  • Coloque os clientes no banco do motorista.
  • Ajuda nos esforços de otimização dos mecanismos de busca de combustível.
  • Aumentar o conhecimento da marca.
  • Permita que os clientes se envolvam com sua marca no ponto de necessidade, 24 horas por dia, sete dias por semana.
  • Gere leads qualificados por menos dinheiro (quando comparado ao marketing tradicional).

Ao contrário das iniciativas tradicionais de marketing, os esforços internos se desenvolvem com o tempo. Por exemplo, um conteúdo bem escrito, oferece muitos benefícios imediatos e de longo prazo.

Este tipo de conteúdo que nós chamamos de evergreen, estará sempre no blog do seu negócio e continuará a fornecer recursos aos seus visitantes e clientes, desde que eles permaneçam lá. À medida que o conteúdo ganha mais exposição, ele pode se tornar uma fonte contínua de tráfego de entrada via otimização de mecanismos de busca (SEO), compartilhamentos sociais e boca a boca.

Serviços de Inbound Marketing

Quais são as táticas?

Não existe uma tática única de Inbound Marketing que funcione bem por conta própria.
Veja o que Peçanha compartilhou conosco sobre ecossistemas saudáveis ​​de Inbound Marketing:

O Inbound Marketing não pode ser trabalhado com os serviços isolados, fazendo com que cada seção seja independente. Embora dependamos das técnicas de SEO para atrair visitantes, esta técnica não funcionaria se não houver conteúdo e conversões para se chegar as vendas.
Vitor Peçanha – Co-Fundador da Rockcontent

As campanhas de Inbound Marketing mais bem-sucedidas incorporam todas ou parte dos seguintes serviços:

SEO

Search engine optimization é uma parte integrante do Inbound Marketing eficaz. Usando uma análise eficaz de palavras-chave, análise de domínios dos concorrentes e um design de site/blog bem estruturado e outras “práticas recomendadas” de SEO, você pode lançar seu negócio na primeira página do Google ou quem sabe até no topo dos resultados das pesquisas. Não tenha dúvida que isso garantirá que seu conteúdo seja visto pela persona e converta leads mais assertivos.

Dica: Quer começar a fazer SEO? Leia a nossa trilha com conteúdos passo a passo.

Blogging

De longe é a forma mais comum de Inbound Marketing. O blog pode desempenhar um papel poderoso na geração de tráfego e na promoção de conteúdo e consequentemente a conversão de leads.

Dica: Leia este artigo sobre WordPress para pequenas empresas

Mídia social

Com cada vez mais usuários usando as redes sociais , você não pode negligenciar comunidades on-line amplamente populares, como LinkedIn, Facebook, Youtube, WhatsApp, Twitter e Pinterest.

Usar a mídia social para ajudar na divulgação do conteúdo produzido pelo Inbound Marketing é muito bom, pois além de potencializar a sua pauta nas redes sociais, você acaba engajando as pessoas com comentários e visitas ao seu blog, tudo isso com conteúdos próprios e não artes que geram likes e deixam a audiência só para os canais das redes sociais.

Recurso adicional: Quer saber mais sobre as perspectivas para 2019, baixe o infográfico.

Eventos ao vivo, webinars e palestras

Leve o Inbound Marketing para o próximo nível com webinars e eventos como o Digibound Marketing Digital que acontece em Agosto em Natal/RN para mais de 600 ouvintes. É um evento onde as maiores autoridades do Brasil e da América Latina do Inbound e Outbound Marketing vem a Natal para palestrar.

Dica: Conheça também o maior evento de Marketing Digital da América Latina, o RD Summit.

E há muito mais: Vídeos, white papers, eBooks, newsletters, falar em público … Qualquer oportunidade de compartilhar conteúdo valioso é uma oportunidade de praticar o Inbound Marketing.

Como iniciar seu Inbound Marketing

Quando se trata de Inbound Marketing, quanto mais organizado e planejado sua estratégia for, mais resultados você terá. Mas para isso, mesmo que você contrate uma agência, você deverá estar bem envolvido com o assunto.

Não invista só dinheiro – coloque sua cabeça, coração e participe da estratégia no dia a dia!

Veja como começar:

  • Identifique a sua persona e aprenda tudo o que puder sobre eles. Você não pode escrever conteúdo para informar seus clientes até saber o que faz o seu público-alvo funcionar.
  • Determine sua história única e atraente. Por que seu público deve ouvi-lo?
  • Escolha suas plataformas de entrega. Você vai blogar? Tweet? Usar o LinkedIn? Pinterest?
  • Crie e execute seu calendário de conteúdo.

É importante criar um cronograma que disponibilize consistentemente conteúdo novo e relevante para continuar engajando seu público. Lembre-se de que seu tema deve estar focado nos problemas do cliente, não no seu negócio.

E não se esqueça de reservar um tempo para análise semanalmente. Esta etapa ajudará você a entender a eficácia dos seus esforços de Inbound Marketing e como eles podem ser aprimorados.

Coloque a automação de marketing para funcionar

Inbound Marketing não pode ser invocado apenas como geração de conteúdo. Para alcançar o resultado de vendas, é necessário usar uma ferramenta que possa nutrir leads, definir uma pontuação e outros componentes que fazem o universo da automação de marketing.

A automação de marketing capacita os profissionais de Inbound Marketing com ferramentas e estratégias para converter fãs e seguidores em leads e clientes.

A automação faz isso cultivando relacionamentos com leads que ainda não estão prontos para comprar (na maioria das vezes, por meio de campanhas de email direcionadas ao que eles se cadastraram).

A automação também aprimora seus esforços, ajudando você a separar leads legítimos dos não tão legítimos. Além disso, conectar a automação de marketing ao sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) garante que nenhum dos seus leads se perca na rotina.

Aprenda a quantificar seu sucesso

Ao medir o sucesso de seus esforços de Inbound Marketing, há uma infinidade de métricas para escolher. Quer decida analisar as classificações de SEO, as ligações de entrada ou o número de artigos publicados, terá a certeza de obter algumas informações sobre o desempenho das suas campanhas.

No entanto, não seja pego em basear suas decisões em atividades de marketing sozinho. Por exemplo, ter 5.000 seguidores no Twitter pode parecer impressionante, mas esse número não oferece muita percepção em termos de resultados reais de negócios.

Em vez disso, você deve estar olhando para métricas financeiras que mostram como o marketing ajuda sua empresa a gerar mais lucros e crescimento mais rápido quando empilhados contra seus concorrentes.

Uma dessas métricas valiosas é o tráfego orgânico, que envolve pessoas que encontram seu website por outros meios, além de digitar seu URL ou pesquisar o nome de sua marca.

Então, digamos que você esteja procurando um palestrante na área de marketing digital no Nordeste e pesquise “quem faz a diferença no Nordeste” em uma pesquisa do Google, o que aparecerá?

Se o nome da sua empresa aparecer nos resultados, você se beneficiou de uma pesquisa orgânica bem-sucedida.

Rastrear quanto desse tráfego é convertido em leads lhe dará uma ideia de como você pode precisar ajustar suas estratégias de marketing.

Dando um passo adiante, você deve estar acompanhando as tendências (não apenas os números concretos) para que você possa ver a rapidez com que sua presença on-line está melhorando. Algumas soluções de automação de marketing têm esse tipo de funcionalidade útil incorporada.

Dicas: Leia mais sobre quais são as métricas mais importantes

Conclusão: Faça o Inbound Marketing trabalhar para você!

Em nossa sociedade acelerada, onde o digital moldam nossas decisões diárias, os clientes estão expostos a mais informações do que nunca. Esse fenômeno não apenas os torna mais instruídos, mas também está causando uma mudança nos comportamentos de compra.

Como resultado, os esforços de marketing B2B e B2C devem ser ajustados para responder a essa mudança.

As empresas de hoje estão percebendo que as metodologias antigas de vendas ou ainda de marketing, não estão sendo mais suficientes para gerar lucros.

Em vez disso, as técnicas de Inbound Marketing precisam ser utilizadas para atrair mais leads e promover uma melhor preferência de marca. Para ter sucesso no Inbound Marketing, as empresas precisam introduzir uma abordagem disciplinada à criação de conteúdo, introduzir ferramentas de automação de marketing que possam ajudá-los a nutrir e classificar leads e otimizar como esses leads fluem pelo pipeline de vendas.

Se você gostou este conteúdo pode reproduzi-lo nas redes sociais e indique-o para profissionais que estão vivendo este momento de escolha na área do marketing. Tenho certeza que eles irão agradecer 🙂

 

 

Deixe seu comentário