Neste artigo irei falar sobre como fazer Social Selling no LinkedIn. Mas antes, vamos entender o que é esta incrível plataforma que para muitos ainda é vista como uma rede social de arrumar empregos e só.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é uma rede social para profissionais. Seja você um executivo de marketing em uma grande empresa, um empresário que administra uma pequena loja local ou até mesmo um estudante universitário do primeiro ano procurando explorar futuras opções de carreira. O LinkedIn é para qualquer pessoa interessada em levar sua vida profissional mais a sério, procurando novas oportunidades para crescer em suas carreiras e se conectar com outros profissionais e porque não, arrumar o tão sonhado emprego?

Algumas dicas para iniciantes

Na verdade, muitos usuários criam uma conta e depois a abandonam porque não sabem como devem usar o LinkedIn, por isso estou postando aqui algumas dicas que você pode colocar em prática hoje mesmo.

Faça contato com colegas antigos

Você pode usar a seção Minha rede para encontrar antigos colegas, professores, pessoas com quem freqüentou a escola e qualquer outra pessoa que possa valer a pena ter em sua rede profissional. Basta digitar ou conectar seu e-mail para sincronizar seus contatos com o LinkedIn.

Use seu perfil como seu currículo

Seu perfil do LinkedIn basicamente representa um currículo mais completo (e interativo). Você pode incluí-lo como um link, talvez em um e-mail ou quando se candidatar a uma vaga de emprego. Alguns sites de emprego permitem que você se conecte a eles usando o seu login do LinkedIn para importar todas as suas informações.

Encontre, conecte-se e atualize-se com novos profissionais

É ótimo voltar a entrar em contato com colegas antigos e se conectar com todos no seu local de trabalho atual, que também podem estar no LinkedIn, mas o que é ainda melhor é que você tem a oportunidade de descobrir novos profissionais que podem ajudar você com dicas e orientações sobre sua área.

Publique tudo o que você sabe

A própria plataforma de publicação do LinkedIn permite que os usuários publiquem postagens no blog e tenham a oportunidade de ter seu conteúdo lido por milhares de usuários. As postagens publicadas também serão exibidas em seu perfil, o que aumentará sua credibilidade desde que sejam relevantes a sua experiência profissional.

O que é Social Selling?

De forma simples e direta, e aproveitando a tradução livre, o Social Selling é a venda social. Ou seja é utilizar as redes sociais como um todo para gerar relacionamento com seus potenciais clientes. Neste artigo estamos focando apenas no LinkedIn por ser uma rede social focada em profissionais e de grande valor de dados atualizados.

Dicas especiais para quem vai fazer Social Selling

Mesmo na versão gratuita do LinkedIn, ele é uma mina de ouro de primeira geração. Existem várias estratégias para encontrar perspectivas de achar possíveis clientes ou prospects. Vamos mostrar cada uma delas nos tópicos abaixo.

Criar uma estratégia

  • Defina quem é o seu cliente, a buyer persona do seu negócio;
  • Identifique quem são os seus maiores concorrentes e quais políticas de preços, qualidade e entrega eles praticam;
  • Produza conteúdos para se posicionar como um produto ou serviço de qualidade;
  • Defina claramente qual o seu serviço e as formas de contratação

Com estas etapas concluídas, vamos aos recursos tecnológicos para fazer o social selling.

Procurar

Graças à grande base de usuários do LinkedIn, a capacidade de ver conexões mútuas e a grande variedade de filtros, torna a pesquisa uma maneira muito poderosa e conhecida de identificar estes potenciais clientes.

Para iniciar o processo de procura, basta dar um clique na lupa e desdobrar o menu de opções, em seguida clique em pessoas.

social selling

Use os seguintes recursos para fazer suas procuras

  • Grau de conexão – Primeiro, segundo ou terceiro grau
    Conexão de 1° grau são pessoas que aceitaram o seu convite no LinkedIn.
    Conexão de 2° grau são pessoas que são amigos dos seus amigos no LinkedIn.
    Conexão de 3° grau são pessoas que são amigos dos amigos dos seus amigos no LinkedIn.

  • Por localização, seja pais ou cidade.

  • Por empresa onde a pessoa que você está procurando está registrada como atual local de trabalho.

Existem outros recursos de pesquisa que você poderá explorar usando a opção “Todos os filtros”que fica no menu horizontal, ao lado dos filtros explicados anteriormente.

Conexões dos seus clientes

Procurando por referências? Depois de fechar um contrato, procure atualizações de status e postagens das partes interessadas do cliente. Quando outros usuários do LinkedIn comentam ou gostam de seu conteúdo, investigue-os para ver se eles estão em uma perspectiva qualificada de prospecção.

Em seguida, peça uma introdução ao seu cliente atual ou simplesmente entre em contato diretamente com ele (não se esqueça de mencionar sua conexão mútua).

Versão paga para ir além

Os usuários do LinkedIn Sales Navigator (versão paga) podem aproveitar o Lead Builder, um poderoso recurso que permite que você “salve” clientes em potencial como leads. Suas atualizações e postagens aparecerão diretamente na sua página inicial. Assim, você poderá recebê-las com comentários e curtidas e encontrar um motivo relevante e oportuno para entrar em contato.

Vamos começar a vender?

Entender como fazer o social selling para vender mais, é fácil. As dificuldades você encontrará na sua aplicação, pois cada segmento reage de uma maneira e as vendas a que me refiro aqui são de perfil B2B (Business to Business).

Por isso se vc quiser pode deixar nos comentários o que você achou do texto e as dúvidas que você teve na aplicação do processo de social selling, que eu prometo que tentarei te ajudar por aqui.

 

Deixe seu comentário