Se você usa o Instagram com frequência, provavelmente ficou sabendo de uma ação onde os arrobas mais famosos da rede excluíram as respectivas contas em função de uma causa social, certo?

Bem, deixa eu te contextualizar, existe uma ONG especializada e atuante na prevenção do suicídio, o CVV – Centro de Valorização da Vida – que há anos promove um nobre trabalho voluntário para ajudar a salvar a vida de quem está sofrendo e pensando em cometer suicídio. Eles operam através de um telefone especial (188) e também por um chat, de forma nacional.

Vou te contar o que aconteceu, no dia 9/9, mais de 110 milhões de seguidores foram surpreendidos com o sumiço de mais de 80 arrobas que, sem nenhum tipo de explicação, sumiram do Instagram.

Celebridades, cantores, apresentadores, atrizes, indo de Evaristo Costa e Juliana Paes, até Ana Maria Braga e João Guilherme, os fãs e a mídia especularam os motivos do sumiço, que foi desde uma possível falha do aplicativo e a possibilidade de algum hacker ter invadido o perfil dos famosos. As especulações foram diversas pelas 24 horas que essas celebridades sumiram do universo digital.

Porém, no dia 10/9 – que é o dia mundial de prevenção do suicídio – eles retornaram suas respectivas contas em prol de um awareness do bem. Prestaram conta para os milhares de seguidores sobre a ação, explicando que se tratava de uma criativa forma de chamar atenção para algo que precisamos falar sobre: saúde mental e prevenção do suicídio.

Com as assustadoras estatísticas da realidade do suicídio no Brasil, os influenciadores subiram a hashtag #ComoVaiVocê em forma de campanha, criando sequência de stories que explicavam tudo sobre o trabalho da ONG e pedindo ajuda, para divulgar a ação, doar e se tornar voluntário.

A ideia se tornou viral, contando com a adesão de outros grandes influenciadores digitais que abraçaram a causa, como Sabrina Sato, Wesley Safadão e Maísa, que impactaram mais milhares de pessoas em prol da causa.

Toda essa comoção trouxe resultados históricos para o CVV e para a causa. Nunca na história da internet se falou tanto na ONG – foi o maior pico registrado no Google. Os acessos ao Instagram oficial deles foi 2.500% acima da média, também existiu um crescimento de 425% de menções do @cvvoficial nas redes sociais, além de um expressivo aumento de 63% na base de seguidores deles.

O principal fator é que essa ação que foi realizada em parceria entre as agências Peppery e SunsetDDB, não teve nenhum investimento e obteve mais de 20 milhões de reais em mídia espontânea, cumprindo com o principal objetivo: trazer a pauta de saúde mental & prevenção de suicídio à tona.

Afinal, quebrar um tabu que, apesar de silencioso e assintomático faz uma vítima a cada 45 minutos, mais de 11 mil vítimas por ano – não é nada fácil. Se você quiser se conectar e saber mais sobre a ONG, siga eles no Instagram clicando aqui ou acesse o site e descubra como ajudar esse trabalho tão nobre

Deixe seu comentário