Em prol de uma causa nobre – a prevenção do suicídio – idealizei uma campanha cujo o case foi inscrito e julgado dentro do EL OJO DE IBEROAMÉRICA 2019, um importante e internacional festival de criatividade e publicidade que reconhece as melhores ideias ao redor do mundo. Acabamos trazendo duas pratas na categoria de eficácia para o Brasil e vou apresentar o video case aqui.

Partindo do pressuposto de que a comunicação é uma das principais formas que temos para propor mudanças de comportamento, acredito, honestamente, que precisamos ter consciência de que tudo aquilo que promovemos tem o poder de impactar vidas e transformar pessoas.

A sociedade acredita que marcas são mais eficazes do que governos em transformar comportamentos e fomentar culturas – e isso é uma realidade, dado os valores investidos por um e por outro. Foi justamente pensando nisto que procurei o CVV – Centro de Valorização da Vida – uma instituição sem fins lucrativos que atende pessoas em estado de solidão e/ou desespero e operada exclusivamente por voluntários em todo o país. Percebendo que esta delicada pauta – assim como a depressão – ainda carece de visibilidade nos meios de comunicação, propus uma ação probono em nome da agência que represento – Peppery –  em parceria com a SunsetDDB e, desta forma, envolvi profissionais e amigos de mercado que aceitaram doar seu tempo e sua expertise em nome de uma causa tão humana. O resultado você vê agora:

A ação foi premiada com dois troféus de pratas em eficácia no festival El Ojo e shortlist em PR devido ao volume de notícias que conseguimos fazer em prol da causa. O mais gratificante é que fomos muito além da simples comunicação ou de uma mecânica comum: demos visibilidade para a entidade e, ao mesmo tempo, transformamos sua história de maneira concreta: além dos resultados no case, o número de voluntários inscritos no processo seletivo aumentou significativamente, as doações financeiras diretas apresentaram um robusto crescimento e, o que considero o principal, fizemos com que todos falassem sobre um assunto que ainda é considerado um tabu em nossa sociedade.

Transformamos a criatividade numa ferramenta efetiva trazendo resultados reais foi o grande presente para a ONG, e levar este trabalho a um festival como El Ojo dando visibilidade global a causa pode ser ainda mais eficaz, tendo em vista que outros profissionais, de outros países, podem se sensibilizar com a ideia e atuar por esta pauta, quem sabe, produzindo ações ainda melhores no sentido de valorizar vidas, afinal, esse problema é invisível, mas é de todos nós.

Deixe seu comentário