As regras devem valer para todos, e o leitor deve ser capaz de perceber a sua existência, mesmo quando a trama não for interrompida para explica-la. As vezes, mesmo que o próprio leitor não saiba.
Ouvi um ótimo exemplo sobre isso em um Nerdcast (agora não lembro qual episódio), e acho que é a melhor forma de explicar: Tolkien, quando criou a Terra Média e as histórias que se passam nela, criou a geografia, povos, história, tradições, mitologias e até várias novas línguas. Mas em nenhum momento ele converteu medidas. É bem provável que cada povo visse a passagem de tempo, ou medisse distância com palavras ou conceitos diferentes de mês, dia, metros ou horas. Mas como fazer uma conversão não iria enriquecer a história, e ia confundir o leitor, Tolkien falava “outubro”, ou “cinco dias”. E estava tudo bem.
Mas quando ele foi dar nomes aos locais, ele usou a língua que criou. As montanhas tem os seus nomes iniciados por “Amon” (como em Amon-Sûr), porque essa é a palavra para “montanha” em élfico. As torres, como Minas Tirith e Minas Morgûl, tem esse nome, porque “Minas” significa “torre”. Assim, mesmo que não saiba falar élfico, os leitores mais atentos saberão imaginar como é o local em que a história está e qual a relação entre eles.
Mas é claro, quem escreve precisa começar por um lugar. Se você viu o vídeo acima, teve uma bela aula sobre como criar um mundo ficcional. Deixo aqui uma lista com 8 dicas para criar um mundo. Assim fica mais fácil para consultar sempre que quisermos.
Dicas sobre como criar um mundo ficcional:
- Decida o tempo em que a história se passa. Passado, presente ou futuro?
- Crie uma timeline descrevendo quais os eventos que moldaram o mundo como ele é agora.
- Quais regras existem nesse mundo? Quais os limites do que pode ser feito ou não? Tanto física quanto socialmente.
- Como é o governo e quais são as relações de poder?
- Quais as crenças da sociedade?
- O que a sociedade mais valoriza?
- Como é o dia a dia do mundo? Onde os habitantes moram, qual o clima; como eles trabalham, se divertem ou se alimentam; como tratam uns aos outros e qual a relação deles com a natureza?
- Como é a tecnologia, comunicação, transporte, acesso à informação
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!