Se falarmos, por exemplo, do primeiro homem a ir ao espaço ou o primeiro homem na lua, automaticamente acabamos falando dos respectivos países que foram responsáveis por tais feitos. Ainda que o assunto seja bastante complexo, o designer sueco Oskar Pernefeldt criou um projeto chamado “A Bandeira Internacional do Planeta Terra”, onde desenvolveu uma única bandeira que represente todas as nações para ser utilizada principalmente em conquistas espaciais.
A ideia explicada por ele no site do projeto é lembrar ao povo que compartilhamos o mesmo planeta, não importando de qual nação somos. Levando ao lado prático da proposta, como até demonstrado por ele também no site, seria se o homem ao chegar em marte, em vez de fincar uma bandeira dos Estados Unidos, por exemplo, pudesse colocar a da Terra e representar o momento como uma conquista global.
Sobre a bandeira em si, o azul representa a água que é essencial para a vida, assim como representa também os nossos oceanos. O tom do azul foi escolhido de modo que não tivesse problemas de visibilidade na aplicação nas roupas dos astronautas e naves, e também no espaço. Os sete anéis brancos representam os continentes e formam uma flor, simbolizando a vida na Terra.
Vale reforçar que apesar da repercussão e do debate em torno da ideia, até o momento é somente o projeto de graduação do Oskar Pernefeldt na Beckmans College of Design, na Suécia.
Cada vez mais a ciencia esta chegando mais longe !!
Wow, muito massa. Baita conceitos.