A nova identidade visual minimalista da HP [Atualizado]
Em parceria com a Moving Brands, a HP está modificando sua identidade visual, deixando-a muito mais minimalista.

O processo da nova identidade visual, que começou em 2008, teve o objetivo de criar uma marca forte, com movimento e sempre em evolução, para poder competir e se destacar em um mundo dinâmico como vivemos hoje.

E nesse pequeno gráfico, já podemos conferir como será a marca em 2021… minimalismo máximo.

marcas_antiga_nova_hp

E então? O que acharam dessa mudança?

nova marca hp 2011 (2) nova marca hp 2011 (3) nova marca hp 2011 (4) nova marca hp 2011 (5) nova marca hp 2011 (6) nova marca hp 2011 (7) nova marca hp 2011 (8)

 

Update: 16.12.11
E a Moving Brands acabou de lançar um comunicado (aqui) esclarecendo e retificando que essa marca foi uma visão criativa da empresa, mas que a HP não tem pretensão de mudar sua identidade.

Bom, se a HP fizer uma pequena pesquisa sobre a repercussão dessa ‘nova marca’ poderá ver que teve uma ótima receptividade… Seria algo para se pensar na mudança… Não acham?

Update 12.04.2016

E contrariando o que falamos em 2011, a HP resolveu utilizar essa marca ao lançar a nova linha de notebooks Spectre. Neles, podemos ver o novo (antigo) logo da HP. Confira:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=tXV7k7Bt9ow

61 comentários
  1. Não gostei. Acho legal minimalismo, mas não curti essa nova identidade.

  2. Um tipo de logo que só funciona pelo peso the marca hp. Assim fica fácil gravar ao que se referem os "risquinhos", que poderiam ser um monte de outras coisas. Se fosse qualquer marca nova, o resultado seria desastroso. Como é uma marca conhecida como a hp, acredito que a mudança tem tudo para dar certo; estamos prontos para nos condicionarmos a ler HP, e não outras letras quaiquer.

  3. Gostei bastante porem, estão seguindo uma linha muito próxima do que aconteceu com a FIAT, por anos a FIAT utilizou o logo da seguinte forma

    /F/I/A/T/

    depois quando o publico se acostumou utilizaram só as barras

    / / / / /

    só espero que a HP seja ousada o bastante para manter a linha evolutiva e não fazer como a FIAT que resolveu aos poucos fazer releituras dos logos mais antigos de forma até cronológica.

  4. conceitualmente está excelente mas sinceramente e visualmente está muito dificil ler HP. Como disse o Arlys eu leio liip e com dificuldade. Se nao tivesse do lado a marca antiga eu nao saberia que era a HP. Claro q com muita propaganda a marca acaba ficando na cabeça da galera mas … E em 2021, heim ? Forçou demais a barra. caraca. Meu é uma barra inclinada sem estilo nem nada. Não vai rolar nem aqui nem na china, alias vai que isso significa alguma outra coisa em algum país desse planeta q seja desagradavel.

    Novamente, só conceitualmente pra mim ficou bom e só.

  5. arame farpado ctza! na verdade essa idéia aí digo q mais de 70% dos designers já tiveram mas acharam muito comum…é mais uma identidade q não curti…boa sorte pra HP

  6. Nós seres humanos temos dificuldades com mudanças em imediato, isso é comprovado cientificamente. Assim como acontece quando mudam a interface de uma rede social ou um software, leva um tempo até todos verem as melhorias e até elogiarem. Sobre os comentários a respeito the leitura de outros caracteres além de H e P, este é um símbolo, e não um tipo gráfico, e remete de imediato a marca. A leitura é the marca como um todo, simbolicamente, e não tipograficamente. Parabéns Moving Brands pela solução.

  7. Cuidado! Não comprem notebooks da Hp! Vejam no google a quantidade de reclamações devido a defeitos de fabricação!!

  8. David Marques Faz bastante sentido, serão /00 anos! (100) de HP!

  9. Cara, eu li hp mesmo…Achei bacana o conceito, só não gostei desses tracinhos correndo o mundo e subindo pro céu…alias, qual o sentido de tudo subir???

  10. Ousadia realmente não faltou nesse novo projeto, mas essa nova marca dá livre interpretação pra muita coisa. Sei não…

  11. Rafael Jesuino Será que todos os consumidores saberão da mudança de marca, ou terão contato com as propagandas. Se uma pessoa não muito antenada com comunicação chega numa loja, vê uma marca estranha e não consegue identificar não vai trazer um problema pra empresa?

  12. Arlys Souza, fiz um teste mostrando a marca nova para minha irmã que é uma alienada e não entende nada de tecnologia e ela identificou na hora que era HP. Não achei muito distante não. Quando olhamos uma maçã mordida identificamos a APPLE, pq não olhar um "arame farpado" e identificar HP, Rodrigo Eller?

  13. Paloma Epprecht Machado "Pela lógica, "bp" ou "hy". Tirando isso, ficou muito bom." – Gustavo Cadar

    pra ser um "y", a descendente teria que estar do outro lado

  14. Alguém já notou que essa logo parece com a logo da SS (Grupo Nazista Polícia Secreta Alemã) GESTAPO?

  15. Arlys Souza , quanto a catequizar os usuários e potenciais para "nova" marca, não seria tão dificil. Creio que a HP tenha condições financeiras suficientes para justentar mídia por um bom tempo e outros métodos de catequização.

    Rafael Jesuino, o caso da Apple é um pouco diferente. Linguagem pictografica e textual existem, e separadamentes. O "significado" do simbolo é propriamente a nomenclatura da empresa. No caso da HP, não possue um símbolo consistente como esse.

    Fica a critério da empresa e suas intenções para o futuro, somente.

  16. Eu olho pra marca e continuo lendo “bp”, ao invés de “hp”…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Reconciliação sempre é bem vinda

Cartão de visita de um conselheiro para reconciliação de casamentos! Excelente! O cartão tem uma fita adesiva colando as duas partes do mesmo, fazendo alusão do casa separado que o dono do cartão faz eles se reconciliarem! Advertising Agency: Santosh Dhome Design, Mumbai, IndiaArt Director/Art Director: Santosh Dhome

Criatividade em Cód. de barras

O código de barras é um dos símbolos do consumo. Mas ele não precisa ser igual sempre, pois com criatividade pode-se tudo. Confira alguns cód. de barras criativos e que funcionam: Para conhecer mais cód. de barras criativos visite Barcode Revolution. E quem souber de mais alguns criativos, dá um aviso nos comentários!– Nos acompanhe também pelo Twitter: http://www.twitter.com/comunicadores