Em tempos de filmes mostrando pessoas esquecidas em Marte, a Ballantine’s acaba de criar o primeiro copo de whisky que promete funcionar na gravidade zero.
A marca incumbiu a criação a um grupo de “empreendedores do espaço” da agência de design Open Space, encabeçada pelo cientista James Parr. Batizado de Ballantine’s Space Glass, o novo copo inaugura uma nova era do turismo espacial, e soluciona o desafio de se beber whisky em um ambiente sem gravidade.
O protótipo foi rigorosamente testado na torre de gravidade zero ZARM, em Bremen, Alemanha, para provar sua funcionalidade em condições similares à realidade fora da Terra.
E como o Space Glass funciona?
Para levar o whisky da garrafa ao copo em ambientes de gravidade zero, foi desenvolvido um mecanismo de carregamento que insere um bico na base do Space Glass. Mantidos juntos por uma forte ligação magnética, a base do copo libera uma rápida pressão para baixo, permitindo a liberação lenta do whisky por meio de uma válvula unidirecional.
Há uma espécie de clipe, ergonomicamente moldado, para dar ao usuário uma experiência parecida como a de beber em um copo normal. Para apreciar a bebida, basta encostar os lábios nesta superfície, enquanto uma abertura escondida libera o aroma.
O design em forma tubular necessita de uma base de comando espiral banhada a ouro rosa e em forma de abóbada para fornecer o ângulo de tensão na superfície que impulsiona o whisky para o clipe.
A base do copo contém um ímã para mantê-lo apoiado em uma superfície enquanto a espaçonave permanece na gravidade zero. A dimensão capilar de 2mm no copo fornece uma boa quantidade da bebida, ao mesmo tempo que mantém uma tensão para facilitar a sucção.
Olha só os testes na microgravidade:
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!