[showads ad=hugo]
Se sua empresa – ou você como empreendedor – quer conquistar bons negócios ou prospectar novos projetos é necessário saber que informação e atualização é questão decisiva para bons lucros! Você já pensou, por exemplo, como as cores, typefaces ou espaços existentes em seu site podem afetar o seu humor?
Ou pior: o humor do seu cliente? Caso não tenha feito essa pergunta pra si mesmo, vou lhe ajudar a entender como os diferentes elementos de um design para web pode sim afetar o seu humor como o do seu cliente também! Podendo interferir, inclusive, na experiência que ele tem ao visitar o seu site.
Em seus projetos saiba como usar e desenvolver:
- Conteúdo;
- Espaços/Organização;
- Uso de cores;
- Tipografia (typefaces).
Obviamente existem outros conceitos fundamentais para justificar o uso de determinadas soluções visuais, mas esses são os princípios básicos em áreas de design e desenvolvimento de um site.
Agora, vamos por parte!
Conteúdo
- Mantenha o conteúdo limpo, organizado, fácil de ler e profissional. Lembre-se: produza – ou tente o máximo possível – passar uma sensação positiva. Apresente as informações em um lugar lógico e de fácil localização.
Espaços/Organização
- Não somente a organização do conteúdo deve está coerente, como também, o espaço que ele ocupa no site. Saiba usar bem os “espaços em branco” pois nenhum elemento visual pode chamar atenção ou ‘competir’ com o próprio conteúdo. As áreas de respiro são colocados frequentemente em margens ou em torno de outros elementos. Os “espaços em branco” dão um lugar de descanso visual para o visitante.
Cores
- Em design de interfaces – geralmente – as cores são guiadas pela identidade visual da empresa e pode acontecer quando o logotipo foi projetado, o profissional, não pensou numa paleta de cores que pudesse ser vista em telas de computadores ou em outras interfaces mais interativas. Nesse caso, você poderá usar tonalidades aproximadas da marca e que fique coesa. Como boa opção, mexer na matiz das cores e deixá-las harmoniosas e de acordo com a identidade da empresa.
Tipografia
- Typefaces são projetados para ser usadas em situações específicas. Por exemplo: fontes com serifas (Times New Roman) são associadas a profissionalismo, seriedade…; enquanto as fontes sans-serifs (Helvetica) são consideradas modernas, limpas e mais informais. Mais exemplos são: espaços entre parágrafos, tamanho da fonte, à sua relação com imagens no texto. É recomendável utilizar cores que possuem bom contraste entre o texto e o fundo. Alinhamentos à esquerda para a leitura fluir de maneira menos cansativa também.
Conclusão
Compreender os conceitos básicos do seu projeto e as suas áreas-chave vão auxiliá-lo a produzir um ótimo conteúdo e gerenciar o seu site de forma mais eficaz. Embora eu tenha falado muito em design para web, esses conceitos podem ser usados em outras áreas do design, conforme a característica da especialidade: gráfico, editorial entre outros.
O que você achou do post? Concorda ou não? Acrescentaria mais conceitos? Comente!
Créditos da Imagem: @sage_solar via Visualhunt / CC BY
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!