Como criar e usar paleta de cores em seus projetos

Você sabe como criar uma paleta de cores? Essa pode parecer uma pergunta simples, mas existem certos macetes que vão te ajudar bastante nesse objetivo.

Muitos nem fazem ideia do que seja uma paleta de cores e muito menos de sua utilidade em projetos que envolvam criações visuais, seja nas áreas relacionadas ao design gráfico ou até mesmo na arquitetura ou moda.

Sendo assim, preparamos um pequeno guia que irá te mostrar como criar paletas de cores que te ajudarão em seus projetos visuais.

O que é e para que serve uma paleta de cores?

Pode-se de dizer que uma paleta de cores é um conjunto de cores com certa harmonia entre si, que cumprem um objetivo principal: passar uma mensagem ou transmitir uma ideia específica.

Ela irá servir principalmente para auxiliar o profissional de criação na utilização das cores corretas em projetos de design, arquitetura, moda ou outras áreas criativas.

Não existe um número específico de cores que uma paleta pode ter. Isso vai depender do seu objetivo e da complexidade do projeto. Geralmente encontramos na maioria das paletas de cores um número entre três e dez cores diferentes, mas não é uma regra.

Como criar uma paleta de cores online?

Agora que você já sabe o que é e para que serve uma paleta de cores, vamos colocar a mão na massa e criar uma paleta de cores do zero.

Hoje, existem inúmeros sites que possibilitam criar sua própria paleta de cores, mas iremos focar em apenas uma opção que é bastante prática: o gerador de paleta de cores da Nuvemshop.

A ferramenta em si é bastante intuitiva. Ao entrar no site você verá várias paletas de cores prontas, em ordem de popularidade. Você poderá escolher qualquer uma para utilizar em seu projeto, mas também poderá criar a sua própria paleta à partir de uma imagem, como veremos mais à frente.

Como criar e usar paleta de cores em seus projetosAo passar o mouse por cima de uma cor, o site mostrará seu código hexadecimal, que poderá ser utilizado futuramente em aplicações web.

Em cada paleta você também verá dois botões. O primeiro, com o símbolo de coração, serve para adicionar a paleta de cores nos favoritos. Mesmo sem nenhum tipo de cadastro, o site permite que você crie uma área de paletas favoritas que poderá te ajudar bastante para decidir qual utilizar.

O segundo botão, com o ícone de uma seta apontando para baixo, serve para baixar a paleta de cores. Você poderá baixá-la em imagem, criando um arquivo PNG, ou gerar o código em CSS com as cinco cores da paleta.

Como criar e usar paleta de cores em seus projetosO passo-a-passo acima é ótimo para que você possa escolher alguma paleta pronta do site. Mas a aplicação também permite que você crie sua própria paleta de cores à partir de uma imagem.

Para isso, basta selecionar a opção “Utilizar uma imagem” na tela inicial e escolher a imagem em seu computador. Após fazer isso, o próprio site se encarregará de selecionar as cores que mais se destacam na imagem criando uma combinação de cinco cores para você utilizar em seus projetos.

Confira a paleta de cores que foi criada à partir de uma imagem de exemplo:

Como criar e usar paleta de cores em seus projetosAo criar uma paleta de cores à partir de uma imagem você também verá as opções para fazer o download da sua paleta ou gerar o código em CSS, caso precise usar as cores em aplicações web.

Como usar na prática uma paleta de cores em meu projeto?

Ótimo, agora que você já tem sua paleta de cores, talvez esteja se perguntando: como usá-la na prática em meus projetos? Se você tem experiência como designer, talvez não achará essa tarefa tão difícil, pois já está acostumado a trabalhar com cores.

Mas, caso tenha pouca ou nenhuma experiência no assunto, confira algumas dicas que podem te ajudar a usar na prática uma paleta de cores em qualquer projeto:

Dica 1: Defina apenas uma ou duas cores principais

Um grande erro é encarar todas as cores de sua paleta como principais e utilizá-las na mesma proporção. Se você fizer isso, seu projeto final poderá perder a harmonia, principalmente se a paleta de cores contar com muitas opções.

Portanto, o ideal é que você defina uma ou duas cores como cores principais, ou seja, as que aparecerão mais e nos elementos de destaque. As outras cores poderão aparecer numa frequência menor, servindo como “apoio visual” daquela (ou daquelas) que você escolheu como principal.

Dica 2: Não exagere

Lembre-se que uma paleta de cores tem o objetivo de auxiliar o profissional de criação. Portanto, cuidado para não encarar aquela paleta como as únicas cores possíveis do seu projeto.

O texto e outros elementos como logotipos de terceiros e fotografias obviamente terão outras cores que não estarão na paleta. E não há nada de errado nisso. O importante é utilizar a paleta de cores para definir quais cores se repetirão em alguns elementos do seu projeto, mas não criar regras inflexíveis que podem prejudicar o resultado final.

Dica 3: Se necessário, recrie a paleta de cores

Pode acontecer da paleta de cores estar agradável à primeira vista, mas quando as cores são colocadas no “campo de batalha” do projeto final, é possível encontrar certo desconforto visual ou desarmonia que não se observava quando as cores estavam somente na paleta.

Se isso acontecer, não tenha medo de voltar alguns passos e recriar a paleta de cores para algo que se encaixe melhor ao projeto que você está trabalhando. Afinal, o objetivo da paleta de cores é auxiliar o profissional, não atrapalhá-lo.

Conclusão

Como você viu, criar e usar paleta de cores em seus projetos não é algo tão difícil assim. Basta ter prática para que isso seja algo natural, e com o tempo você criará suas próprias paletas instintivamente.

Trabalhar com cores exige certa responsabilidade, pois o profissional de criação precisa encontrar o equilíbrio para não tornar o design inacessível ou até mesmo irritante.

Mergulhe nesse universo pesquisando sobre psicologia das cores e lendo livros sobre o assunto. Com certeza suas habilidades aumentarão muito com o tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

10 sites para baixar fontes grátis (+ bônus)

Onde baixar fontes de letras? Confira essa seleção com 10 sites para você fazer o download gratuito de fontes.

Práticas recomendadas para a colaboração em projetos

Vai iniciar um projeto? Então confira algumas dicas valiosas para você e sua equipe colocarem em prática.

Chat para site: confira as 5 melhores opções gratuitas

Quais são as melhores ferramentas de chat para site? Como instalar um chat em seu site? Confira nesse artigo!

Onde baixar mockup grátis? Confira os 6 melhores sites

Quer baixar mockup grátis? Separamos seis excelentes sites para você encontrar diversos mockups para download. Confira!