Como criar um planejamento de mídias sociais

Em Social Media é muito normal o pessoal falar em “estratégia”, mas não falar em “planejamento”.

Por isso achei legal compartilhar essas dicas que li, sobre como criar um plano voltado para Mídias Sociais:

1. Determine os seus objetivos de forma clara. Saiba onde você quer chegar e, a partir daí, desenvolva as ações que você tomará. O objetivo é aumentar o número de visitações? Aumentar as conversações? Sabendo isso, você conseguirá decidir quais são as medidas mais adequadas e eficazes para ter sucesso.

2. Liste os canais onde você atua, assim você poderá usá-los de forma integrada nos seus esforços. Por exemplo: Se você dispara uma newsletter, pode incluir nela um link para todas as suas presenças nas redes sociais.

3. Seja o mais específico possível na definição do público alvo.

4. Defina qual é a mensagem que você quer passar, qual a personalidade que você quer ter (você ou a sua marca).

5. Determine que canais usar para alcançar a sua audiência. Nem sempre a maior rede social existente é a mais adequada. Uma rede social que esteja na moda não vale o esforço e o investimento, se o seu público não estiver nela. Ex: Se as pessoas que você quer atingir estão no Orkut, não adianta nada se concentrar no Facebook.

6. Faça planos de 90 dias. O mundo das mídias sociais muda muito rápido, e esse tempo permite fazer ajustes = seja para melhorar o que está funcionando, ou para consertar o que não está.

7. Crie um calendário editorial. Determine a frequência com que você irá postar, além de saber o que e quando publicar. Por exemplo: datas comemorativas ou eventos relevantes para o seu público.

8. Crie um cronograma de trabalho e manutenção. Defina os dias e horários para fazer backup, monitorar contas, responder a audiência, escrever o conteúdo, etc.

9. Se você tiver a sorte de ter uma equipe, aprenda uma coisa: delegue. Dividir as responsabilidades faz muita diferença, pois permite que cada pessoa se dedique melhor a cada tarefa.

10. Avalie. Após o fim dos 90 dias do planejamento, pare para avaliar quais os objetivos foram atingidos, como foram atingidos, e veja o que funciona ou não. Assim você pode fazer os ajustes.

Fonte: Social Media Today

34 comentários
  1. Cara essa informação foi de suma relevância pra mim, estou fazendo TCC e meu tema aborda o assunto, muito obrigado….

  2. Muito boa essa:

    "Faça planos de 90 dias. O mundo das mídias sociais muda muito rápido, e esse tempo permite fazer ajustes = seja para melhorar o que está funcionando, ou para consertar o que não está."

  3. E é sempre bom acompanhar de perto, porque as vezes pode acontecer algo que arruína esse planejamento. E, dependendo do tamanho e do grau de engajamento do teu público (ou do tamanho do erro), 24 horas entre o início do problema e o início da solução dele, pode ser uma eternidade. =)

  4. Meu tema de TCC: O Uso das Mídias Sociais na Comunicação da Marca e Produto.

  5. Que bom! =) E não esqueça de medir. Acho que, sem esse controle (que é esquecido por muitas pessoas), é uma das coisas mais importantes. Meça tudo que puder, e compartilhe com todos os envolvidos, para saber como melhorar, sempre =)

  6. Exemplos práticos não faltam: o Facebook de repente muda a forma de trabalhar com páginas de empresas, aí você tem que se moldar a essas mudanças. Imagine você planejando um ano de ações baseadas nas "abas" de "fanpage" com uma aba específica abrindo por padrão… (isso não te pertence mais! hehe)

  7. É verdade. Eu já perdi a conta de quantas vezes tive que refazer documentos relacionados ao Facebook. Hahaha. Isso é chato, mas eu tenho gostado das mudanças. =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Infográfico reúne os principais memes de 2014

Retrospectivas e retrospectivas… o ano de 2014 também foi marcado por alguns…

Bentley faz ação de Product placement no filme 2012

Só ontem tive a oportunidade de assistir ao filme catástrofe “2012” do diretor Roland Emmerich. E entre as cenas queria destacar aqui uma ação bem legal de Product placement da marca de carros de luxo Bentley: Voice control :D