Curta mostra a vida de um adolescente, filmando o seu computador e smartphone

Noah, é um curta-metragem feito por  Walter Woodman e Patrick Cederberg, dois canadenses estudantes de cinema. É também o nome do protagonista desse filme, que se passa inteiramente na tela do seu computador e do seu telefone. O filme mostra como o personagem título se comunica com seus amigos, sua namorada, e começa a ficar interessante mesmo, quando ele invade o Facebook dela para descobrir se ela está sendo infiel ou não.

O filme de 17 minutos faz parte da seleção do Festival de Toronto, e nos seus três atos, mostra a forma com que os adolescentes se comunicam atualmente, e como as “ferramentas” que eles têm a sua disposição influenciam nessa comunicação e no resultado dela.

https://www.youtube.com/watch?v=h6eNuJdxAoQ

Por exemplo: no meio de uma conversa importante, Amy, a namorada de Noah, sai do Skype. Ele imagina que ela estava tentando terminar o namoro, e quando a questiona por sms do porquê ela não retoma a conversa, a resposta é que o Skype deu um problema, e eles se falam mais tarde. O que deixa o protagonista ainda mais nervoso.

Noah, curta mostra a vida de um adolescente, filmando o seu computador e smartphone

Nesse momento que entram dois dos elementos mais sutis do filme: o primeiro está na mensagem que ele deixou pra ela no Facebook, assim que o Skype caiu: aquele ícone que avisa o horário em que a mensagem foi lida. Ela leu o que ele escreveu… Por que não respondeu? O segundo recurso tecnológico é o perfil dela. Ele passa a recarregar a página a todo instante, só para ver se ela não mudou o seu status de “namorando” para “solteira”, e fica muito ansioso querendo saber o porque dela mudar a sua foto do perfil. Antes eram os dois, agora é só ela.

03

E é nessa nova foto que ele descobre um rival. Pronto, está formado um triângulo amoroso, como qualquer filme sobre adolescentes precisa ter. E mesmo que, nesse caso não existam vampiros e lobisomens, o homem que aparece para perturbar a felicidade do casal, passa o tempo todo sem camisa.

É aí que inicia o segundo ato (e o conflito do filme), quando ele invade a conta dela no Facebook e faz bobagem.

Noah, curta mostra a vida de um adolescente, filmando o seu computador e smartphone

O resto do filme eu não vou contar, já seria dar muito spoiler. E mesmo que o filme mostre diversas situações (e até mesmo o uso do Chatroulette que, pra minha surpresa, ainda existe – e é o que faz o filme ser NSFW) que movimentam a história, no final ele é uma amostra de como a tecnologia que “aproxima as pessoas”, não é apenas uma maneira mais rápida e fácil de manter contato e sim uma forma diferente de se relacionar.

O curta discute a questão de que, agora, você não conta apenas com as suas impressões, a capacidade de interpretar as palavras e os atos de alguém. Você conta com as já citadas ferramentas, que vão influenciar as tuas percepções e, consequentemente, as tuas atitudes.

E técnicamente, o curta tem algumas soluções bastante interessantes. Para que o espectador preste atenção no elemento que o diretor quer, a tela do computador é mostrada através dos olhos do protagonista. Ou seja, você está vendo o ponto em que os olhos dele estão focando. E a trilha sonora é o que está tocando na playlist que ele colocou no iTunes. Por coincidência, ela acompanha as emoções dele, hehehe.

Noah, curta mostra a vida de um adolescente, filmando o seu computador e smartphone

Assistir essa história, me lembrou da primeira vez que assisti Antes do Amanhecer, o meu segundo filme favorito. Aquele filme falou muito sobre como a minha geração se relacionava a via o mundo, o que me pareceu ser o caso aqui.

E você? Usa as ferramentas digitais para interpretar o que se passa na cabeça das pessoas com quem você se relaciona? Quem nunca ficou ansioso ao ver que a pessoa não respondia, mesmo depois de ler a mensagem?

6 comentários
  1. O vídeo é incrível e sua análise em cima dele também é muito boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

5 Teorias sobre Batman v Superman e o futuro do Multiverso DC

O texto contém spoilers. Já adianto: gostei do filme. Ele não é…

Trailer de Batman vs. Superman entrega o filme?

Saiu o segundo trailer de Batman vs. Superman: A origem da justiça, um…

Tiana, a primeira Princesa Negra da Disney

Depois de Cinderella, Branca de Neve, Ariel e Jasmine, mais uma princesa chega às telas para agitar os contos de fadas. Desta vez o destaque é Tiana, primeira princesa negra de um desenho da Disney, que irá protagonizar o filme “The Princess and the Frog” (“A Princesa e o Sapo”), com lançamento previsto para 2009. O filme será um musical e se passará em Nova Orleans, na década de 1920, época chamada de Era do Jazz. Neste cenário acontecerá uma história de amor e de descobertas, ambientada no antigo e animado bairro chamado French Quarter. O que acharam da nova princesa Disney?