4 dicas de design para criar um site profissional

Seu site é a sua vitrine. É onde seus clientes terão a primeira impressão da sua empresa.

Faça com que o design de sites seja profissional, com uma aparência limpa, fácil de navegar e que seja visualmente atraente. Essa é a maneira mais rápida e eficaz de obter uma resposta positiva dos visitantes.

Seus visitantes estão sempre em busca de soluções eficientes em todos os aspectos do seu site. Para serem completamente úteis, suas páginas da web devem ser visualmente atraentes, intuitivas e fáceis de navegar.

A importância do design em um site

O design de um site não se trata apenas de escolher uma variedade de cores, letras marcantes ou belas imagens. Trata-se de planejar cuidadosamente seu site para que seus clientes realizem a ação desejada.

Seja para comprar um produto, inscrever-se em um curso, ler um artigo ou compartilhar informações úteis com sua rede de amigos, seu site precisa trabalhar muito para atingir seus objetivos.

Um excelente design gráfico torna um site instantaneamente identificável como pertencente à mesma organização que o criou. Todos os elementos gráficos devem refletir a identidade e missão da empresa, agregando valor ao produto, além de transmitir profissionalismo, confiança e segurança ao visitante.

Um ótimo design não envolve apenas fotos bonitas. Um excelente design é funcional e contribui significativamente para o sucesso do seu negócio. É por isso que é importante entender como usar o layout e a tipografia de maneira eficaz para aumentar as chances de sucesso do seu site.

Se você estiver criando uma página de destino para capturar leads para sua empresa, o design deve ajudar seus visitantes a entender como usar sua página e o que fazer depois de chegarem a seu site. Você também deve garantir que seu design seja fácil de atualizar e manter ao longo do tempo.

Mas como fazer tudo isso de forma organizada e profissional?

Estrutura e conteúdo

Os entrevistados classificaram o design acima do conteúdo quando solicitados a citar a consideração mais importante ao avaliar um site. De todas as considerações levantadas, incluindo capacidade técnica, relevância e confiabilidade da fonte, apenas o design foi classificado como mais importante do que o conteúdo.

É fundamental equilibrar as necessidades do negócio com um toque de beleza, estilo e elegância na hora de montar a estrutura do seu site.

Para melhorar sua classificação nos motores de busca, siga cuidadosamente as próximas sugestões. Eles são muito simples, mas muito importantes.

1. Optando pela melhor estrutura de layout

Existem várias opções quando se trata de layouts de sites. Você pode ter uma coluna (a opção mais fácil), duas colunas, três colunas ou mais. Você pode ter sua barra de navegação no lado esquerdo da página ou no lado direito. Você pode ter seu rodapé no final da página ou no topo. Basicamente, existem muitas opções… e muitas, muitas variações de cada opção.

4 dicas de design para criar um site profissionalCada tipo de layout tem seus próprios pontos fortes e fracos. Eles não são todos criados iguais e devem ser usados com sabedoria, focados em um objetivo.

Por exemplo, se o foco principal do seu site é captar clientes, é importante que os textos sejam persuasivos e que as imagens reforcem a mensagem que você deseja transmitir.

Você pode usar o Construtor de Sites mesmo se não tiver experiência em design de sites. Ele vem com vários temas que você pode usar como ponto de partida e, em seguida, personalizar como quiser.

2. Definindo as cores do site

Algumas coisas que sabemos com certeza sobre a cor: ela influencia nossas emoções e afeta a maneira como percebemos as outras pessoas.

O fato é que o cérebro humano tem um certo padrão de comportamento quando se depara com as mais diferentes tonalidades de qualquer coisa. Chama-se psicologia das cores.

4 dicas de design para criar um site profissionalA psicologia da cor é popular há muito tempo. Na verdade, é um dos tipos mais antigos de psicologia. A cor sempre foi associada à psique humana. Mesmo entre os antigos egípcios, os governantes se vestiam de azul para parecer mais divinos.

O marketing e a publicidade são usados há muito tempo para definir as tendências de compra ou o comportamento do consumidor. O uso de determinada combinação de cores, em geral, pode atrair ou repelir clientes ou futuros compradores de seu produto ou serviço.

Para ter certeza de que seu site profissional parece ter sido projetado por um profissional, use cores que evocam emoções positivas e influenciam positivamente as decisões do usuário.

A maioria dos programas de análise da web oferece várias ferramentas, e cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens. A combinação certa dependerá da finalidade e do perfil de visitante desejado de seu site.

A psicologia revela o significado das cores e como elas podem influenciar, causar emoções, sentimentos, percepções e desejos.

Aliás, separamos um artigo falando sobre quais são as 5 cores mais atraentes para os consumidores e como você pode se beneficiar disso.

3. Escolhendo as fontes

É importante usar o tipo certo de fonte para o seu site; muitas fontes podem sobrecarregar o visitante e criar uma experiência ruim para o usuário.

E, novamente, como a cor, o uso da tipografia geralmente é orientado pelo layout geral do seu site. Aqui estão algumas coisas gerais que você pode fazer para melhorar a legibilidade do texto do seu site: A primeira é usar uma fonte que seja fácil de ler.

4 dicas de design para criar um site profissionalO estilo da fonte é uma questão de preferência pessoal. Em uma definição genérica, uma serif é a linha ou linhas pequenas no final de um traço de uma caneta ou caractere de tipo. Portanto, temos as famílias de fontes serif (sans serif) e sans serif (sans serif).

Um site mal projetado pode impactar sua taxa de conversão mais do que qualquer outra coisa em seu site. Certifique-se de que as fontes que você está usando sejam fáceis de ler. Fontes de fácil leitura indicam um baixo nível de ansiedade do visitante que, por sua vez, indica uma maior probabilidade de ele permanecer na sua página, ler o que você tem a dizer e, talvez, comprar algo de você.

4. Design de conteúdo

Resumindo, tudo o que você procura na internet é CONTEÚDO.

Não importa o que você esteja procurando – seja a previsão mais recente para as próximas 24 horas, fazer uma compra, verificar se há novas mensagens ou ver o que outras pessoas estão compartilhando nas redes sociais – é o conteúdo que você está procurando, consumindo ou enviando.

O conteúdo do seu site precisa ser otimizado para os motores de busca, ou então seu site será difícil (ou impossível) de ser encontrado pelo seu público-alvo.

4 dicas de design para criar um site profissionalEssa ferramenta usa seus algoritmos para garantir que os resultados da pesquisa sejam relevantes, úteis e de alta qualidade. Desta forma, quando uma pessoa pesquisar por “notebooks para web designers”, irão aparecer os conteúdos que melhor respondem esta dúvida.

Portanto, você deve seguir os seguintes passos para garantir que sua marca seja encontrada e, portanto, tenha mais probabilidade de ser vista por seu público-alvo:

  • Forneça conteúdo original e relevante que certamente atenderá ao que seu público procura, incluindo soluções para seus problemas.
  • Independentemente do formato, sempre proporcione uma experiência marcante e prazerosa para o cliente (vídeos, textos, e-books, etc);
  • Use palavras-chave que sejam relevantes para o que seu público está procurando;
  • Forneça imagens de alta qualidade que sejam relevantes para o tópico de sua postagem e ajude o leitor a identificar os tópicos do seu conteúdo;
  • Organize o conteúdo de forma que possa ser acessado de qualquer dispositivo, sem perda de qualidade.
  • Use o espaço em branco no site para tornar a experiência do seu leitor mais leve, agradável e abrangente.

Os pop-ups podem ser muito eficazes. Muitas empresas os usam o tempo todo para garantir que seus e-mails sejam abertos. Definitivamente, você deve usar pop-ups em seu site se puder descobrir uma maneira de fazer isso que não irrite seus visitantes.

Agora você já conhece os principais elementos para criar um site profissional e começar a captar clientes para a sua empresa.

Gostou dessas dicas? Já utiliza alguma no site da sua empresa? Escreva a sua experiência nos comentários.

Este artigo foi útil para você? Então compartilhe com seus amigos e clientes nas suas redes sociais ou WhatsApp, assim cada vez mais empresas irão investir em um design profissional para os seus sites.

Por Mateus Silva, Administrador no PaiolHosting

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

SBT apresenta sua nova identidade visual

No mês em que o SBT completa 33 anos, a emissora revela…

Concha Cisne que flutua

Lembram da concha criativa em formato do Monstro do Lago Ness que…

Frases clássicas do seriado Chaves transformadas em posteres

Acredito que a maioria de vocês saiba que esse ano, o clássico…