A plataforma open source, criada pela Grey, estreou com a pizzaria Veridiana, na capital paulista, com a meta de expandir para toda a região metropolitana de São Paulo e espalhar a boa causa pelo país.
De acordo com Luciana Quintão, fundadora e presidente do Banco de Alimentos, diante de um quadro em que se registram 14 milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar, a entidade visa criar uma rede de solidariedade.
Com o Reverse Delivery, ao ligar para os serviços de entrega dos restaurantes, o cliente é consultado sobre o interesse em doar algum alimento para a ONG, sem precisar sair de casa. Em São Paulo, cidade campeã no ranking de entregas de comida delivery no país, equipes do Banco de Alimentos vão às unidades dos restaurantes parceiros da iniciativa para retirar as doações.
Qualquer estabelecimento que tenha sistema de delivery e estiver interessado em colaborar com a causa poderá se cadastrar no site http://www.reversedelivery.com.br para fazer parte do projeto.
Os 25 primeiros restaurantes que se cadastrarem receberão um treinamento, além da mochila especialmente desenvolvida para facilitar o transporte, de forma que os entregadores coletem as doações e as levem de volta para o restaurante sem interferir, ocupar ou dividir o espaço destinado às entregas dos clientes.
Para Rodrigo Jatene, CCO da Grey, a proposta do projeto “Reverse Delivery” é mostrar que doar comida ficou tão fácil quanto pedir.
“Apesar de o brasileiro estar disposto a doar alimentos para quem precisa, a falta de tempo e a famosa preguicinha acabam fazendo com que boa parte das doações não se concretizem”, diz.
Assim, ele complementa: “A iniciativa é uma forma simples de doar comida, pois usa logística reversa para transformar clientes de restaurantes delivery em doadores de alimentos”.
Apenas torcendo para essa ideia se espalhar pelo Brasil!
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!