No começo de 2021 a Fiat apresentou seu novo DNA sonoro e sound logo, como parte do amplo processo de reposicionamento da marca e com o objetivo de criar maior conexão com seu público.
Agora, o Fiat Toro e o Fiat Pulse são os primeiros veículos da marca que contam com um Sound Design UX, que traz uma experiência auditiva ainda maior ao consumidor.
O que é Sound Design UX?
Quando pensamos em design, talvez a primeira coisa que vem à nossa mente são cores, formas e texturas. Mas o design vai muito além do visual.
Ao entrar em um carro, o usuário tem uma jornada auditiva que passa por diversas etapas, como avisos sonoros, bipes e pequenos trechos sonoros na central multimídia.
O Sound Design é o grande responsável por criar essa experiência de usuário. Ela ajuda a completar a gama de sensações e emoções que o consumidor tem com a marca.
A Fiat quis trazer sua identidade nesses sons que fazem parte da rotina de quem dirige um dos novos modelos citados acima. Além do Toro e do Pulse, outros modelos da marca também passarão a contar gradativamente com o novo Sound Design da Fiat.
A nova identidade sonora da Fiat
A nova identidade sonora dos veículos Fiat foi projetada para fazer parte da jornada do cliente dentro do carro e foi desenvolvida pela marca em parceria com a empresa brasileira Sound Thinkers.
Segundo a marca, todo o processo de criação e desenvolvimento da iniciativa foi pensado e testado juntamente com usuários.
Confira o antes e o depois da experiência sonora:
Jornada SEM Sound Design:
Jornada COM o novo Sound Design da Fiat:
Os avisos de ação dos veículos ganharam sons mais agradáveis e modernos. Atividades como ajustar as configurações da central multimídia, receber notificações da central, confirmar configuração do painel de instrumentos e resgatar informações pré-definidas ganharam melodias mais suaves.
Já outros alertas trazem áudios mais fortes e repetitivos, chamando a atenção do condutor. São eles: avisos sobre dirigir com o freio de mão engatado ou sem o cinto de segurança, condução com a porta aberta, pular uma marcha, estacionar o veículo de ré, desligar o carro e abrir a porta sem tirar a chave da ignição.
Todos os sons dos dois modelos agora estão mais alinhados, seguem a mesma identidade e foram pensados de forma a melhorar a experiência do cliente dentro do veículo em todos os momentos.
Além da experiência sonora ao dirigir, o condutor desses veículos irão perceber a nova animação exclusiva de boas-vindas com o Sound Design e Sound Logo na central multimídia e no cluster digital.
O welcome movement resultou da mistura entre o som e a sonic flag usada como gatilho sonoro, servindo de base para a melodia que é representada pela sequência de quatro notas.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!