A Ford apresentou na Europa a “Jaqueta Emoji”, criada para os ciclistas poderem enviar mensagens aos motoristas no trânsito por meio de um painel de LED instalado nas costas.

O traje, ainda em fase de protótipo, vem acompanhado de um controle remoto sem fio para fixação no guidão, no qual é possível selecionar os sinais de virar à direita ou à esquerda, um alerta de perigo e três emojis, com face contente, neutra ou triste.

A novidade faz parte da campanha de segurança no trânsito promovida pela Ford para incentivar a convivência amigável entre motoristas e ciclistas. O objetivo é mostrar que, dando aos ciclistas a possibilidade de expressar suas intenções e sentimentos por meio de emojis, é possível reduzir o estresse nas ruas.

“Hoje, vivemos e dirigimos num mundo onde a comunicação é crucial. Mas a interação entre motoristas e ciclistas quase sempre se limita a um toque de buzina ou gesto agressivo. Além disso, os ciclistas normalmente precisam tirar a mão do guidão para se comunicar. A jaqueta Emoji usa um meio de comunicação de compreensão universal para diminuir as tensões”, diz Emmanuel Lubrani, especialista de segurança da Ford Europa.

Considerado o meio de transporte mais sustentável do planeta, a bicicleta tem sido cada vez mais usada. O Brasil tem uma frota de mais de 70 milhões de bikes, segundo a Abraciclo, número muito superior ao de carros, utilitários, caminhões e ônibus em circulação, que de acordo com o Sindipeças é de 44,8 milhões.

Linguagem universal

Criados há mais de 20 anos, os emojis são considerados a primeira línguagem nascida no mundo digital. Segundo o primeiro Relatório de Tendências de Emojis, a maioria das pessoas se sente mais à vontade para expressar suas emoções por meio dessas figuras do que por telefone.

“Os emojis tornaram-se uma parte importante da linguagem atual. Eles permitem uma comunicação rápida usando expressões faciais, humor ou sarcasmo. A jaqueta criada em parceria com a Ford ajuda os ciclistas a expressar seus sentimentos e cria um importante vínculo emocional entre eles e outros usuários das ruas”, destaca o Dr. Neil Cohn, PhD e professor assistente do Departamento de Comunicação e Cognição da Universidade de Tilburg, na Holanda.

Quanto mais formas de aumentar a segurança dos ciclistas melhor. Uma boa proposta de sinergia entre todos que fazem parte do trânsito.

Leia também

Picolés Heróicos minimalistas

Se você gosta de picolé e de super heróis vai curtir essa série criada por Chungkong que de forma minimalista, transformou alguns heróis em picolés…

Incríveis ilustrações realistas das Tartarugas Ninja by Dave Rapoza

Se você é fã de Leonardo, Donatello, Michelangelo e Rafael (o quarteto…

Marcas Trocadas

Marcas quando são poderosas, mesmo mudando alguns aspectos, elas continuam lá na…