A Ford apresentou na Europa o protótipo de uma cama que resolve um problema comum entre casais: parceiros que invadem o espaço do outro no colchão, atrapalhando sua noite de sono.

Chamada “Lane-Keeping Bed”, a invenção é inspirada no sistema de permanência em faixa (Lane Keeping System), tecnologia disponível em carros da marca, que ajuda o motorista a não sair da pista inadvertidamente.

O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista e, se o carro invadir o espaço lateral sem dar sinal, gera uma vibração de alerta no volante. Se a falha persistir, o sistema pode aplicar também torque na direção para corrigir a trajetória do veículo.

Usando o mesmo conceito, a cama inteligente conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado da cama e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras.

Uma pesquisa feita pela The Better Sleep Council, entidade norte-americana dedicada a estudos do sono, mostra que uma em cada quatro pessoas com relacionamento estável dorme melhor sozinha. Com o tempo, o acúmulo de noites maldormidas aumenta o risco de lesões e acidentes em casa, no trabalho e na estrada.

“Quando dormem juntos, muitos casais têm menos espaço do que uma criança pequena em uma cama de solteiro”, diz Neil Stanley, especialista em sono. “Seres humanos são mais vulneráveis quando dormem, por isso estamos programados para acordar quando algo ou alguém nos toca inesperadamente. Quando alguém se move para o seu lado da cama, esse mecanismo de defesa entra em ação e atrapalha o sono. Eu vi isso arruinar relacionamentos”, completa.

Como opção, há casais que preferem dormir em camas separadas – um fenômeno que se popularizou e já é reconhecido como tendência, o “divórcio do sono”. O protótipo “Lane-Keeping Bed” faz parte de uma série de intervenções da Ford, usando a experiência da empresa em tecnologia automotiva para solucionar problemas do dia a dia.

Olha só no vídeo ela em ação:

“O sistema de permanência em faixa ajuda a tornar a direção mais fácil e confortável. Pensamos que aplicar um sistema similar a uma cama seria uma forma de destacar para os motoristas a utilidade dessa tecnologia que pode ter passado despercebida”, diz Anthony Ireson, diretor de Comunicação de Marketing da Ford Europa.

Com certeza muitos casais vão querer essa cama caso ela venha para o mercado consumidor!

Leia também

Botafogo inverte listras da camisa para lutar contra o racismo

Na partida de ontem contra o Internacional, o Botafogo colocou em campo…

Amazon Dash: mais uma forma de facilitar as compras

Cena corriqueira do dia a dia: você abre a geladeira para pegar…

Fonte Rio 2016™ [Atualizado]

Os movimentos dos atletas e as paisagens cariocas, como o Cristo Redentor. Essas foram as inspirações que a equipe brasileira da Dalton Maag teve para desenvolver a família tipográfica proprietária dos jogos olímpicos do Rio 2016. Foram realizados 23 estudos durante oito meses de trabalho para a criação dos 5448 caracteres, que – também – foram inspirados na marca oficial dos jogos olímpicos, complementando-a…     E então? Muito melhor do que a de Londres 2012 não?via. Atualização: Confira os vídeos promocionais da tipologia…

Transperth: Handcuffs | ação em ônibus contra pichadores

Sabe quando sentamos nas últimas cadeiras dos ônibus e vemos pichações feitas na maioria com corretivos? Para alertar aos pichadores que essa atitude é crime, a agência Cooch Creative, de Perth (Austrália Ocidental) desenvolveu essa ação nos ônibus para a Transperth (empresa de sistema público de transporte de Perth) onde mostra o resultado para quem faz pichação. A posição da imagem ficou perfeita, dando o resultado esperado! Nos acompanhe também pelo Twitter: http://www.twitter.com/comunicadores