Ford cria cama com tecnologia que evita brigas entre casais
A Ford apresentou na Europa o protótipo de uma cama que resolve um problema comum entre casais: parceiros que invadem o espaço do outro no colchão, atrapalhando sua noite de sono.

Chamada “Lane-Keeping Bed”, a invenção é inspirada no sistema de permanência em faixa (Lane Keeping System), tecnologia disponível em carros da marca, que ajuda o motorista a não sair da pista inadvertidamente.

O sistema de permanência em faixa monitora as marcações da pista e, se o carro invadir o espaço lateral sem dar sinal, gera uma vibração de alerta no volante. Se a falha persistir, o sistema pode aplicar também torque na direção para corrigir a trajetória do veículo.

Usando o mesmo conceito, a cama inteligente conta com sensores de pressão para identificar quando alguém está ultrapassando o seu lado da cama e o devolve gentilmente ao seu espaço, com a ajuda de correias movimentadoras.

Uma pesquisa feita pela The Better Sleep Council, entidade norte-americana dedicada a estudos do sono, mostra que uma em cada quatro pessoas com relacionamento estável dorme melhor sozinha. Com o tempo, o acúmulo de noites maldormidas aumenta o risco de lesões e acidentes em casa, no trabalho e na estrada.

“Quando dormem juntos, muitos casais têm menos espaço do que uma criança pequena em uma cama de solteiro”, diz Neil Stanley, especialista em sono. “Seres humanos são mais vulneráveis quando dormem, por isso estamos programados para acordar quando algo ou alguém nos toca inesperadamente. Quando alguém se move para o seu lado da cama, esse mecanismo de defesa entra em ação e atrapalha o sono. Eu vi isso arruinar relacionamentos”, completa.

Ford cria cama com tecnologia que evita brigas entre casais

Como opção, há casais que preferem dormir em camas separadas – um fenômeno que se popularizou e já é reconhecido como tendência, o “divórcio do sono”. O protótipo “Lane-Keeping Bed” faz parte de uma série de intervenções da Ford, usando a experiência da empresa em tecnologia automotiva para solucionar problemas do dia a dia.

Olha só no vídeo ela em ação:

“O sistema de permanência em faixa ajuda a tornar a direção mais fácil e confortável. Pensamos que aplicar um sistema similar a uma cama seria uma forma de destacar para os motoristas a utilidade dessa tecnologia que pode ter passado despercebida”, diz Anthony Ireson, diretor de Comunicação de Marketing da Ford Europa.

Com certeza muitos casais vão querer essa cama caso ela venha para o mercado consumidor!

Leia também

Como um homem sem braços e seu melhor amigo cego plantaram uma floresta

Dois amigos de infância, um cego e o outro sem braços, se…

Os novos ícones do novo Windows Live

O Windows Live (concorrente do Google Docs) é o conjunto de serviços e softwares da Microsoft, onde a maioria desses serviços são aplicações que podem ser acessadas pelo navegador. E para comunicar as novidades, a mudança começou pelos ícones dos serviços – que ganharam uma repaginada bem interessante. Confiram e digam se aprovam: O que desejo agora é saber como será o novo logo do comentado Windows 7… Nos acompanhe também pelo Twitter: http://www.twitter.com/comunicadores Via: istartedsomething

Hyundai cria apresentação em paredes com blocos que se movimentam

Durante a Yeosu Expo 2012, na Coreia do Sul, a Hyundai apresentou uma espécie de escultura gigante que se movimenta por Kinetic. Chamada de Hyper-Matrix, a inovadora experiência foi criada pelo grupo Jonpasang e, por mais que inicialmente pareça, não se trata somente de projeção mapeada. Olhando rapidamente, a movimentação das paredes e a formação de desenhos lembram os efeitos 3D que, mesmo com qualidade incrível, já estão tradicionais atualmente. Mas os idealizadores mostram que há algo a mais na mágica dessa vez: são pequenos blocos de isopor, que vão interagindo através de sensores para entrar e sair da parede, criando desde formas abstratas até desenhos definidos e o logo da montadora. Para finalizar e acabar de impressionar o público presente, os recursos de mapeamento digital entram de fato em cena e incluem diversos cenários que envolvem todo o pavilhão de exibição da marca, se juntando com toda a estrutura de blocos.

Carecas famosas da cultura pop

O ilustrador, designer e diretor de arte brasileiro sediado em Londres, Fernando…