Desde 2007, o Google patrocina uma competição cujo objetivo é fazer times privados chegarem até a Lua com um veículo que ande 500 metros e faça vídeos em HD. Sim, o objetivo não é levar órgãos governamentais, fazer com que pessoas e empresas com espírito desbravador mostrem que é possível fazer hoje em dia, o que se parou de fazer na década de 70.
Agora, o Google se uniu com a Bad Robot – a produtora de J.J. Abrams, diretor de Star Wars o Despertar da Força e um dos criadores de Lost – para criar uma série de 9 documentários sobre esse projeto, cujo deadline para o lançamento dos foguetes e passeio na Lua é 2017.
E eles lançaram o trailer para avisar. Assita.
Quem vencer essa competição, ganhará 30 milhões de dólares. Esse valor, somado a expertise adquirida durante o projeto, são o suficiente para começar uma boa empresa ligada a exploração espacial privada. Claro que a Space X começou com mais de três vezes esse valor, mas o prêmio é grande o suficiente para iniciar algo, quem sabe até como fornecedor da empresa de Elon Musk.
Existem brasileiros participando dessa competição?
Mas fora essa especulação minha, outra coisa interessante é que uma equipe brasileira participa dessa corrida espacial. A Spacemeta é o time que representa o nosso país. Criado por Sergio Cabral Cavalcanti, que compõe a equipe junto com Juliana Laxe Silva e Carolina Cavalcanti, eles estão tentando vencer essa competição.
É sempre bom ter pra quem torcer… =) E se você quiser apoiar o time brasileiro, vou deixar os links pra você seguir no Facebook e nas outras redes sociais. Apoie! E não esqueça de assistir os documentários assim que forem lançados (vamos avisar).
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!