Falando de uma forma bem resumida: quem não estiver preparado para ser acessado via mobile, vai se dar mal.
E pra evitar isso, compilamos aqui as principais dicas e comentários que o ótimo SearchEngineLand fez ao longo de várias matérias, pra você ter uma visão geral sobre essa atualização nas buscas.
- Esse update afetará apenas buscas feitas via dispositivos móveis (apenas smartphones, não tablets) através da busca do Google, sem impacto nas buscas feitas via desktop.
- O Google levará em conta cada página, ou seja, cada URL diferente do seu site. Se ele tiver algumas partes mobile friendly e outras não, as primeiras já se beneficiarão da mudança.
- Essa atualização começou a funcionar no dia 21 de abril de 2015, e a partir dessa data, tudo que você publicar será analisado pelo Google e marcado como amigável para celulares, assim que for indexado. Dependendo da quantidade de conteúdo do seu site, a indexação das páginas já existentes, pode levar um tempo.
- O Pagerank dos sites que não estão adequados não cairá imediatamente. Segundo o Google, levará algumas semanas.
O Google preparou uma página explicando como evitar erros comuns. Você pode acessá-la, clicando aqui.
Mas se o seu site não é mobile friendly ainda, não se desespere. É possível reverter isso e ser beneficiado pelos novos critérios da busca (já que você ainda continuará lá, sendo indexado, mesmo que caia posições nos resultados). Existem quatro pontos que devem ser levados em conta:
- Evite usar recursos que não são comuns em dispositivos móveis, como Flash.
- Faça com que o seu texto possa ser lido sem zoom.
- Adapte as dimensões do conteúdo para evitar barras de rolagem horizontais ou zoom.
- Espace os links, de maneira que seja fácil para o usuário clicar no que ele quer.
E agora você quer sabre se o seu site está preparado para acesso via dispositivos móveis? É fácil fazer isso usando essa ferramenta do Google.
Se a resposta for não, não se desespere. Repensar o seu site pode ser uma ótima oportunidade para melhorá-lo.
Ainda ninguém comentou. Seja o primeiro!