Motivos Para Criar Um Site Pessoal em 2022

Criar um site pessoal é uma das maneiras mais eficientes de demonstrar o seu profissionalismo, sua capacidade e ainda ter um portfólio super trabalhado e atualizado.

Existem algumas vantagens em criar um site pessoal ao invés de optar apenas por um portfólio. Essa e outras dúvidas sobre a criação de sites pessoais são pertinentes, e, neste artigo, você vai compreender qual a melhor opção para você.

O que é um site pessoal?

Assim como sites corporativos, um site pessoal é uma vitrine para o seu trabalho. É possível também incluir projetos pessoais e outras questões em seu site, mas claro: caso você queira isso.

Diferentemente de um portfólio, onde seu foco é apenas organizar e exibir seus trabalhos com o objetivo único de demonstrar suas capacidades e a extensão do seu trabalho, em um site pessoal você demonstra tanto seu lado pessoal como o profissional.

“Mas como assim?”

Para muitas empresas, não importa só o que você faz, mas também quem você é e o que faz com seu trabalho. Por exemplo:

  • Doações para caridade
  • Projetos beneficentes
  • Atuação em Redes Sociais
  • Engajamento político

Um site pessoal é o seu espaço para exibir tudo aquilo que você considera relevante para sua carreira e construção pessoal. Se você está buscando participar de grupos, times, empresas ou projetos que representam muito mais do que apenas o dinheiro, criar um site para você é uma das melhores formas de alcançá-los.

Motivos Para Criar Um Site Pessoal em 2022Como criar um site pessoal?

Você irá precisar de serviços de hospedagem, domínio e um bom template para personalizar 100% do seu site e deixar com uma aparência única. Para isso, recomendamos que opte por ferramentas para criar um site pessoal online, que te poupará muito tempo, pois esses pacotes vem com todos estes serviços integrados, e muitos templates para você escolher.

Uma vez contratados estes serviços, você poderá começar a dar início às páginas do site e definir se fará um blog ou não. Defina cabeçalhos e fontes para dar uma aparência profissional ao seu site, e já poderá criar conteúdo para todas as páginas.

O que colocar em um site pessoal?

Um site pessoal tem uma estrutura de site completo, e não apenas uma página principal que se divide em seus projetos. Portanto, é crucial que você idealize conteúdo para páginas como home, serviços, portfólio, sobre mim, contato e até um blog.

Na home, é interessante deixar links com capas animadas para o conteúdo que você cria na internet: artigos, vídeos, tutoriais, etc. Além disso, um formulário para assinar e acompanhar sua newsletter fará uma enorme diferença para a atingibilidade do seu conteúdo no futuro. Enfim, faça o público que acessa a página inicial do seu site interagir com o que você tem de melhor para oferecer.

Faça uma apresentação dos seus serviços e capacidades nas páginas “serviços” e “portfólio”. Aqui é importante mostrar a multidisciplinaridade e capacidade de atuar em diferentes áreas em alto nível. Projetos do mesmo nicho, se colocados no mesmo lugar com apresentações similares, trarão a impressão de que você não tem experiência ou que é inflexível.

Descreva sua história, seu currículo e muito mais em “sobre mim “. Além do conteúdo escrito, faça uma apresentação bem elaborada em vídeo e incentive seu público a interagir com você nas redes sociais ou por e-mail. Ou seja, você deve ter links bem claros para estas plataformas em sua página. Se precisar de inspiração, existem vários exemplos online de sites pessoais.

Assim que estiverem com seu portfólio, o “sobre mim” e o home com conteúdo atualizado, poderá apresentar seu site para clientes, divulgá-lo em fóruns e dar início a busca do trabalho dos sonhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também